Brasil : Segurança Pública
Enviado por alexandre em 14/04/2011 15:50:00



Sesdec afirma que a integração das forças públicas de segurança é o caminho para redução de crimes



O início do governo Confúcio Moura na Segurança Pública foi marcado pelo estabelecimento de metas de pequeno, médio e longo prazo, focados em planejamento, visando ao final à redução gradual dos indicadores de violência no Estado. Para isso a Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) entrou em ação de forma atuante em 2011.

Ações de choque operacional começaram a ser deflagradas desde o último dia 27 de janeiro, quando se iniciou a Operação Cerco Integrado, registrada como a maior operação policial desencadeada no Estado até então. A referida operação contou com o apoio de todas as instituições públicas direta ou indiretamente ligadas à área da Segurança Pública.



Resultados

Para dar continuidade a esta política de ação integrada, deflagrou-se na sequência as operações Cerco Integrado Carnaval, Zona Leste e Fronteira, todas com resultados expressivos: 320 kg de entorpecente (mais de 90% cocaína); 150 motocicletas recuperadas; 175 automóveis recuperados; 112 veículos roubados/furtados restituídos somente pela Delegacia Especializada; 262 mandados de busca e apreensão (somente nas operações), incluindo 60 bocas de fumo desarticuladas em Porto Velho; mais de 133 armas de fogo apreendidas; 2.250 munições (inclusive de fuzil calibre 7,62); R$ 86 mil provavelmente destinados à aquisição de entorpecente; 504 mandados de prisão cumpridos, número superior ao mesmo período do ano de 2010.



Jirau

O evento registrado no canteiro de obras da Usina Jirau exigiu novamente atuação imediata da Segurança Pública, que diante de um esforço conjunto por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), conseguiu preservar a integridade da população de Jaci Paraná, Nova Mutum, adjacências e de Porto Velho, sem nenhum incidente de grande monta ou gravidade. Apenas danos materiais no empreendimento foram registrados, mas nenhuma morte ou lesões nos envolvidos no evento.



Eixos

Novos marcos foram estabelecidos por meio da definição de eixos estruturantes para a Sesdec, os quais são objeto de planejamento destinado à efetiva implementação a curto, médio e longo prazo. Ao contrário do que se noticiou inicialmente, a valorização dos profissionais de segurança pública, por meio de melhorias nas condições laborais, técnicas e remuneratórias, são alvo de planejamento da secretaria, que no devido tempo, dentro das disponibilidades orçamentárias, serão gradualmente materializadas, pretendendo ao final do Governo comprovar ser uma administração ainda não vista, firmada na integração, inteligência policial, e promoção do bem estar social.



Homicídios Dolosos

Dados importantes comprovam a redução dos índices de criminalidade no Estado de Rondônia: No mês de janeiro, foi observada a queda de 37,74% na taxa de homicídios dolosos em todo o Estado em relação ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro, verificou-se uma redução de 25,0% no mesmo índice em relação ao ano de 2010.

Tais reduções comprovam os resultados das operações e atuações conjuntas das Polícias Civil, Militar, apoiadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, além dos demais órgãos parceiros da Secretaria.

Proporcionalmente, Rondônia figurava na 5ª pior posição em um ranking nacional de homicídios dolosos por 100 mil habitantes nos anos de 2009 e 2010. No primeiro trimestre de 2011, a posição do Estado migrou para a 12ª colocação, com média trimestral de queda de 20,44%, comparados com os índices nacionais. Tal índice deverá ser melhorado ao longo do governo com ações específicas da Secretaria baseadas em diagnósticos de focos de criminalidade.



Bombeiros e Saúde

Toda a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar prestou assistência na saúde familiar e remoção de pacientes das unidades hospitalares do Estado, numa verdadeira operação de guerra, auxiliando a Secretaria de Saúde em atividade de cooperação pública e atendimento social, além do atendimento da crescente demanda em relação ao trânsito.

O que chama a atenção nos indicadores destes primeiros cem dias foi o aumento do número de vitimados pelo trânsito em todo o Estado, decorrente do aumento do número de veículos automotores e casos específicos de imprudência dos motoristas. Para exemplificar, os dados do Detran revelam que a frota do Estado em 2010 contabilizou 505 mil veículos em todo o Estado, sendo 140 mil somente em Porto Velho. Em 2011, segundo dados atualizados junto ao Detran, a frota está em 577 mil veículos automotores em Rondônia, sendo 167 mil em Porto Velho.



Balanço

As operações conjuntas serão rotineiras e a partir de agora focam em crimes de forma específica. Ações contra a prática de crimes sexuais, aumento da fiscalização de trânsito, em parceria com as Prefeituras e o Detran, diminuição no número de crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas e violência doméstica, serão alvo das ações planejadas para o ano, tendo como meta a redução de todos os indicadores de criminalidade. Entregar à sociedade uma segurança pública eficiente e parceira da população para estabelecer a paz social é a bandeira da Sesdec.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia