Mais Notícias : Governo prioriza denúncia
Enviado por alexandre em 23/06/2017 08:32:18

Governo prioriza denúncia

À espera da Procuradoria-Geral da República, os principais aliados do presidente Michel Temer (PMDB) afirmam, nos bastidores, que o Governo não pode abrir duas frentes na Câmara em busca de votos - no caso, para a rejeição da provável denúncia e, ao mesmo tempo, para a reforma da Previdência.

Para os auxiliares do presidente, Temer irá priorizar, agora em julho, os votos para derrubar a denúncia, que servirá de termômetro para a reforma da Previdência. Os deputados aguardam o teor da denúncia para saber se o Governo terá "oxigênio", fôlego para conseguir votos para duas pautas polêmicas no próximo semestre, principalmente a um ano da eleição, em que vão buscar renovar seus mandatos.

Segundo um interlocutor de Temer, se o Governo exigir um sacrifício dos parlamentares, a depender da gravidade da denúncia na avaliação deles, e tiver uma votação apertada contra a peça de Janot, dificilmente a Câmara terá ambiente para discutir mais um tema desgastante para os deputados, como a reforma da Previdência, em período pré-eleitoral.

Agora, se for uma vitória por margem larga - e sem "sangrar a base", afirmam parlamentares, a discussão sobre a reforma da Previdência poderá se dar no segundo semestre. Por isso, os principais aliados de Temer afirmam reservadamente que a votação da denúncia de Janot contra Temer será um "marco" para o tema da Previdência.

MANTIDOS NO XADREZ– A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, negou os pedidos de habeas corpus feitos pelos ex-deputados federais Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cosentino da Cunha. Os dois estão presos por mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte, dentro da Operação Manus, deflagrada no dia 6 de junho. Os desembargadores federais Élio Siqueira, relator do processo, e Roberto Machado acompanharam parecer do Ministério Público Federal e votaram pela negativa dos pedidos de liberdade. Apenas o desembargador federal Alexandre Luna foi favorável à concessão dos habeas corpus.

Fim da vaquejada– O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou no início deste mês três ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar leis que autorizam a vaquejada na Bahia, no Amapá e na Paraíba. Em maio, ação semelhante foi protocolada para invalidar lei que permite a prática em Roraima. Tradicional evento cultural e esportivo no País, na vaquejada um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros, montados em cavalos, tentam derrubar o animal pelo rabo. Em outubro do ano passado, o STF já havia derrubado lei que regulamentava a atividade no Ceará sob o argumento de que impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente e da proteção da fauna.

Depoimento de Lula e Dilma – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu, em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal, que a ex-presidente Dilma Rousseff e o seu padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva, prestem depoimentos no inquérito aberto que apura a suposta compra de apoio de partidos políticos à campanha de reeleição da petista em 2014. Janot também pediu que outras 11 pessoas, de quatro partidos, sejam investigas formalmente no inquérito, que foi instaurado originalmente contra o atual ministro da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira (PRB), com base na delação premiada de executivos da Odebrecht.

PSB radicaliza discurso- Em programa partidário que foi ao ar, ontem, o PSB assumiu que a sigla "tem lado" e pediu a renúncia do presidente Michel Temer (PMDB). Embora a cúpula da legenda tenha rompido com o Governo, o Ministério de Minas e Energia ainda segue nas mãos do deputado licenciado Fernando Coelho Filho (PE), um dos líderes da ala governista do partido. Nos 10 minutos de propaganda, o PSB pregou a realização de eleições diretas para presidente da República "para impedir que interferências do poder econômico continuem valendo mais que a vontade da população". "Defendemos a renúncia do presidente Michel Temer, que perdeu as condições éticas para liderar o País", disse a apresentadora.

Posse da UVP - Reunidos desde a última quarta-feira em Caruaru, vereadores de todas as regiões do Estado prestigiaram a posse do presidente reeleito da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Josinaldo Barbosa (PTB). Outras lideranças estaduais também passaram por lá para prestigiar o evento, como o senador Armando Monteiro Neto e o deputado Sílvio Costa Filho (PRB), este representando a Assembleia Legislativa. Durante a abertura do congresso, Silvio defendeu uma maior interação do governo com os municípios. Nesse sentido, destacou o papel desempenhado pelo vereador nas cidades, sobretudo nos municípios do interior. “Os vereadores, mais do que ninguém, conhecem de perto as demandas da sociedade e tem um papel fundamental na construção da cidadania e na defesa dos direitos da população”, destacou.







CURTAS

EM SERRA TALHADA– Na próxima segunda-feira, a Prefeitura de Serra Talhada vai entregar três novas ambulâncias à população do município. “Vamos entregar ambulâncias equipadas para reforçar a frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos nossos pacientes”, disse o prefeito Luciano Duque (PT). A entrega está marcada para a Unidade de Saúde da Família (USF) do Pátio da Feira Livre, no centro da cidade.

EM AVIÃO DA FAB– O ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) usou um jatinho da FAB para pegar a mala estufada de propina viva da JBS. No dia 27 de abril, o homem da mala – da estrita confiança do presidente Michel Temer – deslocou-se de Brasília para São Paulo, onde no dia seguinte recebeu 10 mil notas de R$ 50 somando R$ 500 mil em dinheiro da empresa. As informações constam de relatório da Polícia Federal na Operação Patmos, desdobramento da Lava Jato que mira Loures e o presidente.

Perguntar não ofende: Quando Sérgio Moro vai assinar a sentença do processo do triplex de Lula?

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia