Com grande participação e vasta programação, Urupá comemora 25 anos de emancipação política - Regionais - Notícias
Regionais : Com grande participação e vasta programação, Urupá comemora 25 anos de emancipação política
Enviado por alexandre em 19/06/2017 00:31:06


Com grande participação e vasta programação, Urupá comemora 25 anos de emancipação política
O município de Urupá completou 25 anos de emancipação política. A data foi comemorada pelos munícipes com uma vasta programação religiosa, cultural, esportiva e festiva, promovida pela Prefeitura Municipal. Durante três dias aconteceram diversas atividades, que chamou atenção pela grande participação, tanto na participação das atividades, quanto em prestigiar o evento. A programação comemorativa início na Praça de Eventos Eduardo Valverde no dia 15/06 (quinta-feira) com a celebração da Missa Sertaneja com o padre Valdemir em seguida ocorreu os shows com a Banda Rosa dos Anjos e a Banda Regis e Trindade Santa, no dia 16/06 (sexta-feira) o show com o cantor gospel Chagas Sobrinho e apresentações de Igrejas Evangélicas e no dia 17/06 (sábado) o show que reuniu uma multidão para ouvir e dançar ao som das músicas do cantor Junior Magalhães, houve ainda apresentações da dupla Glaydson & Hudson e Maluquinhos do Forró.

De acordo com o Prefeito Célio Lang (PP) a festa de emancipação não seria realizada tendo em vista o estado financeiro que se encontra as prefeituras de todo o país após a brusca queda do FPM. “Realizamos os festejos de aniversário do nosso querido município de Urupá graças a algumas parcerias que encontramos durante nossa caminhada e também porque o nosso povo merece um momento de lazer, estes foram os motivos principais que nos fizeram realizar tal evento”, afirmou o alcaide que estava acompanhado do deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) que é o grande parceiro do município de Urupá através de recursos via emenda parlamentar e também por fazer gestão junto ao Governo do Estado para apoiar as ações no município.

Emancipação do município

O município foi criado em 13 de fevereiro de 1992, com áreas desmembradas dos municípios de Ouro Preto do Oeste e Alvorada do Oeste, o povoado surgiu com a implantação do Projeto de Assentamento (PA URUPÁ), pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em 6 de julho de 1981.O Projeto de Assentamento Urupá foi implantado pelo Engenheiro Agrônomo Carlos Antônio de Siqueira Fontenele. O nome, que é uma homenagem ao rio Urupá, importante afluente do rio Machadinho ou Ji-Paraná, vem de uma tribo indígena que habitava a bacia hidrográfica desse importante rio rondoniense e provavelmente é uma alteração de Uru-Upaba, que significa lagoa do uru.
O projeto de emancipação tramitou na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia com o nome de Urupá, tendo feito parte do item IV, do parágrafo único, do artigo 42 das Disposições Transitórias da Constituição de 1989, para alcançar sua autonomia político-administrativa; e, uma vez arguida a inconstitucionalidade do ato, o município foi criado pela Lei nº 368, de 13 de fevereiro de 1992, assinada pelo governador Oswaldo Piana Filho, com área desmembradas dos Municípios de Ouro Preto do Oeste e Alvorada do Oeste.





Assessoria

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo