Política : FECHANDO O CERCO
Enviado por alexandre em 14/03/2017 20:53:33


Receita Federal fiscaliza Facebook atrás de “ostentadores” que sonegam Imposto de Renda
Se a sua declaração do Imposto de Renda diz que você não tem onde cair morto, mas o seu Facebook mostra uma vida de ostentação e glamour, temos uma má notícia. A Receita Federal confirma que está analisando perfis online dos cidadãos para detectar distorções entre o declarado e a realidade.

O programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, trouxe mais informações sobre a ação, que foi iniciada em 2016. Os supercomputadores do governo recebem as declarações, analisam as informações e cruzam com todos os dados disponíveis sobre o contribuinte para entender se há algo de errado.

A partir do momento em que as máquinas registram alguma suspeita de fraude, o cidadão fica nas mãos dos auditores. Eles poderão procurar investigar mais a fundo a pessoa, acessando perfis online atrás de imagens e publicações que possam provar uma possível sonegação.

São poucos os detalhes sobre o funcionamento do sistema, justamente para não interferir na investigação. No entanto, a Receita confirma que já foram mais de 2 mil casos de pessoas pegas pela ostentação feitas em redes sociais que contrariavam sua declaração de imposto de renda.

A matéria também cita que o contrário também já aconteceu. Em um dos casos, um rapaz foi pego após declarar um patrimônio milionário de R$ 100 milhões. Quando os fiscais observaram seu perfil online e viram que a pessoa era muito mais simples do que seu patrimônio declarado indicava, houve uma investigação que concluiu que ele se tratava de um “laranja”.

IG

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia