Regionais : Delegado Júlio César alerta para golpes aplicados através de celular
Enviado por alexandre em 21/02/2017 09:35:33


As vantagens e facilidades aliadas ao poder do convencimento dos estelionatários que utilizam como arma o aparelho celular para enganar suas vítimas vêm preocupando as autoridades, já que este tipo de crime está causando prejuízos a um número cada vez maior de pessoas. Assim como em todo país, vários munícipes da região de Ouro Preto do Oeste já caírem em um dos vários tipos de golpes aplicados por criminosos que utilizam a persuasão para lograr êxito.

Diante dessa situação, o delegado de polícia Júlio César alerta a população para tomarem algumas precauções e passa dicas para serem postas em prática, caso algum estelionatário tente aplicar algum dos golpes comumente conhecidos: “falso juiz”, “carro quebrado”, e “ligação premiada” entre outros.
O delegado Júlio alerta a população para torem que tomem algumas precauções
Júlio lembrou que grande parte dessas ligações são realizadas de dentro dos presídios, desde o falso sequestro e até o mais recente tipo de golpe, falso juiz. É comumente aplicado onde o alvo são sempre, na grande maioria, pessoas sem informações e humildes que, infelizmente, se tornam alvos fáceis desses estelionatários.

O delegado destacou que nenhuma autoridade pública, seja juiz, promotor ou delegado vai ligar pedindo socorro para um cidadão comum, pois, segundo ele, pela lógica iriam buscar ajuda com seus colegas de trabalho ou amigos particulares. “Se algum desses servidores estiver em situação de dificuldade, seja em qualquer lugar, ao terem acesso ao telefone eles irão com certeza ligar para seus familiares, amigos ou órgão onde trabalham e não para quem eles não conhecem”, frisou.

“Sempre que alguém receber uma ligação de uma pessoa se passando por um juiz, promotor ou qualquer autoridade que seja, informando que está com o veículo quebrado ou em situação difícil, pedindo que deposite ou faça transferências bancárias ou até mesmo recargas para números celulares, sempre desconfie e imediatamente diga a ele que vai conseguir o número do telefone da delegacia de polícia ou para que ele ligue no 190, que a Polícia Militar irá auxiliá-lo”, alertou Júlio e destacou que com esta simples atitude você irá inibir estes estelionatários.

No entendimento do delegado, as pessoas precisam aprender que nenhuma autoridade pública vai ter este tipo de comportamento, e caso você receba uma ligação com assuntos semelhantes a esses, com certeza é alguém tentando aplicar um golpe. “Cabe às pessoas ficarem atentas para não se tornarem vítimas desse tipo de crime”, disse.

Quanto às pessoas que já sofreram este tipo golpe, Júlio destaca que é de suma importância que se registre o boletim de ocorrência, já que, de acordo com o mesmo, você posteriormente irá precisar deste registro, já que sem este documento a polícia não pode tomar nenhuma providência, uma vez que legalmente não houve crime.

“A partir da ocorrência, os policiais têm a possibilidade de ir caçando parâmetros de ação e ajudar outras pessoas no futuro ou até mesmo prender esses estelionatários que vêm agindo em série. É primordial que as vítimas registrem o boletim e repassem todas as informações possíveis para que se trace um perfil desses criminosos”, finalizou.

GAZETA CENTRAL

Página de impressăo amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia