Regionais : Integrantes das comissões permanentes são definidos na Câmara Municipal de Ouro Preto
Enviado por alexandre em 10/01/2017 02:47:41


Integrantes das comissões permanentes são definidos na Câmara Municipal de Ouro Preto
A Câmara de Ouro Preto do Oeste elegeu nesta segunda-feira (9), em sessão extraordinária, os novos integrantes das comissões permanentes para biênio 2017/2018. As comissões permanentes, conforme o Regimento Interno da Câmara de Vereadores, têm por objetivo estudar e emitir pareceres quanto à legalidade e viabilidade dos projetos de lei que tramitam no Poder Legislativo.

Função

As comissões exercem uma função de extrema importância para a cidade, pois elas elaboraram exames técnicos a respeito dos assuntos submetidos a seu estudo e emitem pareceres. Por exemplo, cabe à Comissão de Justiça manifestar-se sobre o aspecto constitucional, legal ou jurídico dos assuntos entregues à sua apreciação. As comissões são muito importantes. Pois além das análises técnica e jurídica, nas comissões os projetos são discutidos pelos vereadores, que também ouvem a sociedade civil organizada.

Veja a relação dos integrantes e suas respectivas comissões


Regimento Interno da Câmara

O regimento interno disciplina todas as atividades da Câmara. É um documento indispensável articulações dos órgãos da Câmara, a tramitação dos projetos de lei e todas as questões administrativas. Ele é elaborado pelo conjunto dos Vereadores e, para ter validade, precisa ser aprovado pelo Plenário. O regimento interno deve estar de acordo com a Lei Orgânica do Município.

Lei Orgânica do Município

Lei Orgânica do Município é o conjunto de normas que regem o município. Na Lei Orgânica estão definidas as atribuições dos Poderes e órgãos, bem como os deveres e os direitos dos cidadãos. Ela funciona como a “Constituição” do município.
A Câmara Municipal funciona com os seguintes órgãos:

Mesa Diretora

A Mesa Diretora, eleita pelos Vereadores, tem a responsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos e administrar a Câmara. É composta geralmente pelo Presidente, Vice-Presidente , 1º e 2º Secretários.
O Regimento Interno da Câmara Municipal é que defini a forma como os membros são eleitos (se a votação é aberta ou secreta), a duração do mandato e a possibilidade de reeleição. Mesa Diretora: Dirige a Casa.

Plenário: Reúne todos os Vereadores para votar as leis e tomar as decisões importantes.
Comissões: Composta por alguns Vereadores tem função de analisar tecnicamente os projetos que serão votados. Bancadas: Reúnem os membros dos diversos partidos.

Líderes: São os representantes das bancadas.

Há ainda a Secretaria da Câmara, que normalmente cuida da parte administrativa e das finanças.
As Comissões têm como objetivo discutir e elaborar pareceres sobre os projetos em tramitação. Elas podem ser permanentes ou temporárias. As Comissões Permanentes fazem parte da própria estrutura da Câmara. São elas : Comissão de Constituição e Justiça; Comissão de Finanças; Comissão de Saúde; Comissão de Educação; Comissão de Desenvolvimento Econômico, etc.

As Comissões Temporárias são criadas com a finalidade de tratar de um assunto específico, com prazo para terminar.
Elas podem ser de dois tipos:

– Comissões Especiais : são formadas para analisar um determinado assunto, que pela sua importância e urgência precisa ser tratado separadamente. Elas também têm um prazo para concluir seus trabalhos.
– Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) : criada com o objetivo de apurar um determinado fato, ou seja, cumpre uma função investigativa. Assim, como as Comissões Especiais, as CPIS têm um prazo certo para conclusão do seu trabalho.

Plenário

O Plenário é composto por todos os vereadores (as). É nele que os vereadores e vereadoras debatem as matérias e projetos de lei que tramitam na Câmara. Também é no plenário que os vereadores (as) autorizam empréstimos, convênios e julgam as contas do Prefeito. Por isso pode se dizer que é órgão decisório da Câmara.

Bancadas

Os vereadores e vereadoras organizam-se em bancadas, que reúnem os partidos com representação na Câmara. Os partidos formam bancadas para articular ações e votar conjuntamente matérias de seu interesse. Assim, em todas as Câmaras existem a bancada do governo e a bancada da oposição.

Sessões

A Câmara realiza periodicamente reuniões para a votação das matérias. Estas reuniões são chamadas de sessões plenárias. Elas podem ser:
Ordinárias: realizadas nos dias e horas definidos no Regimento Interno.
Extraordinárias: realizadas fora do horário marcado para as sessões ordinárias.

Quórum

Quórum é o número de Vereadores necessário para que uma sessão e uma votação aconteçam. Este número varia de acordo com o tipo da sessão e a matéria que vai ser votada.




Fonte: Alexandre Araujo/WWW.ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia