Política : ROBÔTICA
Enviado por alexandre em 14/12/2016 16:54:35


Juíza do Trabalho de Ouro Preto recebe Gênios Inventores da Escola 28 de Novembro
Os alunos vencedores da Escola Estadual 28 de Novembro foram recebidos na tarde da última segunda-feira (12) pela juíza titular da Vara do Trabalho Dra. Ana Carla dos Reis, na oportunidade se fizeram presentes a professora Maria das Graças a diretora da unidade escola pedagoga Rosiane Lubiana e a advogada Paula Vasconcelos no ato representando a Associação Comercial e Industrial de Ouro Preto – ACIOP. O motivo da visita foi uma forma de agradecer ao pontual apoio que a Vara do Trabalho oportunizou para os alunos e professores participarem na cidade de Novo Hamburgo – RS da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC Júnior uma feira tecnológica que foi realizada no período de 24 a 28 de outubro passado Centro de Eventos Fenac.

A MOSTRATEC Júnior é realizada pela Fundação Liberato, destina-se à apresentação de trabalhos de pesquisa em diversas áreas, realizados por estudantes do ensino fundamental do Brasil e do Exterior. A 6ª edição da feira teve a participação de representantes de mais 21 países, e foram apresentados cerca de 420 projetos e os alunos de Rondônia alcançaram um expressivo lugar de destaque na pontuação final da feira.

O projeto “Robô Triturador de Para-Brisa e Separador da Película Colante”, já é um campeão, “ganhou em Rondônia o direito de representar o estado, conquistou o 1º lugar na MILSET Brasil 2016 em Fortaleza/CE e o 2º lugar na FENECIT em Recife/PE” e na MOSTRATEC Júnior em Novo Hamburgo – RS elevou o nome de Rondônia mais uma vez ao pódio da vitória o que é muito de orgulho vendo o nome do Estado sendo destaque por um fator positivo.

A comitiva é formada por cinco integrantes, duas professoras e três alunos, que são: Professora Maria das Graças (Coordenadora do Projeto) e Maria Helena (Professora, auxiliar e assistente), alunos, “Francis Nepomuceno Souza Junior, de 13 anos”; “Ester Icidici Leal Furtado” e “Maurilio da Silva Lenk Junior, 12 anos”, cursando 7º e 8º ano, estudantes da Escola Estadual 28 de Novembro.

Na reunião de agradecimento na Vara do Trabalho os alunos vencedores fizeram uma pequena apresentação para o corpo de funcionários e convidados deixando à todos encantados com o notório saber cientifico/técnicos dos mesmos. A juíza do Trabalho Dra Ana Carla parabenizou os alunos vencedores e os professores orientadores bem como a diretora da unidade escolar pelo profícuo feito o que é muito de comemoração em um momento tão conturbado que vive o país pontuou a magistrada que sinalizou apoio para a continuidade do projeto dentro da legalidade. “É gratificante sabemos que temos em Ouro Preto do Oeste um grupo de pessoas que estão elevando o nome de Rondônia positivamente fato este que nos motiva a abraçar esta idéia porque entendemos ser o nosso papel apoiar as coisas profícuas que dignifica a nossa cultura do saber e do aprender”, disse a juíza do Trabalho que parabenizou a iniciativa da ACIOP na pessoa da Dra. Paula Vasconcelos em apoiar os jovens talentos e professores neste projeto.

Sobre o projeto premiado


O Projeto “Aprendendo com Robótica”, apresentou na II Ferocit o subprojeto “Triturador de Para-Brisa” O qual tem como objetivo: Montar e programar um robô utilizando o kit LEGO, visando a trituração de pára-brisa separando o PVB do vidro para diminuir o impacto ambiental causado pelos resíduos ao solo, juntando teoria e prática através de montagens e programação de robôs buscando solucionar problemas reais em um ambiente de aprendizagem criativo, visando desenvolver nos alunos conceitos psicomotores, afetivos e cognitivos, levando-os a adquirir uma melhor compreensão do mundo tecnológico permitindo envolver a ciência em seu cotidiano.

Com este robô (protótipo) foi demonstrado como triturar o pára-brisa separando o PVB das camadas de vidro. Facilitando a reciclagem do vidro e a reutilização do PVB, evitando deixar aproximadamente 18 mil toneladas desses resíduos no lixão. Causando impacto ao solo devido ser duas vezes mais prejudiciais, pois segundo pesquisas o vidro leva tempo indeterminado para decompor se e o PVB em torno de 500 anos.










Fonte: Alexandre Araujo/WWW.ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia