Mais Notícias : Eu tiro o chapéu para as estradas paraibanas!
Enviado por alexandre em 30/11/2016 09:28:45

Nota dez às estradas paraibanas

Há três dias, a caça de personagens para aprofundar e ilustrar ainda mais a série fenômenos eleitorais no Nordeste já percorri mais de mil km de estradas pela Paraíba. Em apenas dois dias, alcancei 900 km entre os sertões do Seridó, do Cabugi e Alto Sertão. Confesso, sem nenhum exagero literal, que a malha rodoviária paraibana é um tapete.

Na verdade, passei por muitas estradas federais e estaduais, mas em nenhuma me deparei com buracos e, consequentemente, coloquei minha vida em risco. Em alguns trechos, para não dizer a maioria, parecia que estava em País de primeiro mundo. A princípio, imaginei que as boas estradas paraibanas estariam localizadas apenas em regiões de grande concentração urbana e de extenso movimento de carros.

Mas o zelo do Governo paraibano pela vida de quem anda a carro é maior do que se possa imaginar. Cruzei diversas regiões e municípios pouco habitáveis e a qualidade do pavimento é o mesmo, realidade bem diferente das sofridas estradas pernambucanas, do litoral ao Sertão.

Dá para sentir a enorme diferença quando chegamos às divisas territoriais, conforme a foto ao lado. Observei isso em vários percursos, como, por exemplo, quando se entra por Pernambuco via Teixeira (PB). A estrada de acesso a Brejinho, a primeira cidade do Sertão pernambucano vindo de Patos (PB), está mais remendada do que pneu velho usado como estepe.

As estradas pernambucanas são vergonhosas, sem nenhum exagero verbal. Deste conceito, não escapam também as BRs, de responsabilidade da União e vigilância estadual. A mais escandalosa, que tem sido péssimo cartão postal por ser a mais movimentada, é a BR-232, na duplicação do Recife a São Caetano. Poderia, desde já, ser chamada da “estrada da morte”.

A duplicação da 232, principal cartão de apresentação do Governo Jarbas, passa a sensação de ter sido uma obra mal projetada, com erros primários de engenharia. Abandonada, cheia de ondulações, esburacada e mal cuidada, tende a ser, nos próximos anos, o pior acesso de domínio federal no País.

Eu tiro o chapéu para as estradas paraibanas!

SECA BRABA– Quinze senadores nordestinos, entre eles o pernambucano Fernando Bezerra Coelho (PSB), foram, ontem, ao presidente Michel Temer, cobrar medidas para minorar os efeitos da estiagem que assola o semiárido. Durante o encontro, Temer garantiu que o Governo está empenhado para a garantia dos recursos destinados a obras estruturantes e voltadas a ampliar a produção de água na região, entre elas os programas de transposição e de revitalização do Rio São Francisco. Também participaram da discussão os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e das Cidades, Bruno Araújo.

Prêmio Mérito Brasil– O Ministério da Educação foi considerado pelo Tribunal de Contas da União um dos primeiros a valorizar o processo de planejamento com estratégias e planos eficazes. O reconhecimento rendeu à pasta o Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas, promovido pelo órgão. O ministro Mendonça Filho recebeu o troféu, entregue pelo presidente da República, Michel Temer, na manhã de ontem. “Mendonça tem feito um trabalho extraordinário na sua área, especialmente para os estudantes que querem estar na universidade, mas não podem”, disse o presidente.

Tucanos se bicam - Os tucanos na Câmara se preparam para a eleição do novo líder da bancada, que acontecerá em dezembro. A escolha reflete a disputa interna no partido. O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) é o candidato do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Jutahy Jr. (PSDB-BA) é o nome defendido pelo ministro José Serra (Relações Exteriores) e Sílvio Torres (PSDB-SP) o preferido do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Aécio, Serra e Alckmin disputam a preferência do partido visando à candidatura à Presidência da República, em 2018.

Foco nos captadores - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na Lei Rouanet concentrará as atividades nos maiores “captadores de recursos”. De acordo com o presidente da comissão, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), dez empresas estão na mira das investigações. Ele menciona, entre os beneficiários, a Fundação Roberto Marinho e o Itaú Cultural. “Temos que entender primeiro como funcionava a captação de recursos”, explica. A comissão não se reunirá nesta semana.

Cafezinho à vontade - Enquanto discutia a proposta que cria o limite de gastos públicos, a Câmara abriu os cofres públicos para comprar 63 toneladas de “café em pó categoria superior”, para servir suas excelências pelo período de 12 meses. A Câmara gastará R$ 689,22 mil com a compra. Para a aquisição do café foi realizada uma licitação, em 10 de outubro de 2010, já sob o comando do presidente tampão da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-DF). A empresa vencedora do certame é a Fino Sabor Indústria e Comércio.

















CURTAS

Garibaldi na CCJ - Ex-presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) caminha para se tornar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante do Senado, em fevereiro. A bancada peemedebista se reunirá em 15 de dezembro, quando baterá o martelo sobre o destino de Garibaldi.

Contra o feriado - Discípulo do polêmico pastor Silas Malafaia, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) não concorda com o feriado de hoje em Brasília, Dia do Evangélico. “Se toda a religião tiver um feriado, não vamos mais trabalhar”, dispara. Mas na prática, o parlamentar não apresentou nenhum projeto para riscar o feriado do mapa.

Perguntar não ofende: Depredar patrimônio público é manifestação ou vandalismo?

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia