Regionais : Rondônia aberta a empréstimos, Semana Espírita, Eletrobras e Caerd privatizadas
Enviado por alexandre em 25/11/2016 18:54:17

Equilíbrio – Apesar das dificuldades para administrar o Estado, o governador Confúcio Moura (PMDB), como já foi dito em outras oportunidades, tem conseguido equilibrar as finanças de Rondônia. A maioria dos estados está em dificuldades econômico-financeira, alguns impossibilitados de pagar o 13º salário aos servidores. Em busca de apoio foram até o presidente Temer pedir ajuda. Temer liberou recursos, mas apenas para 14 estados e Rondônia é um deles. Confúcio poderá reivindicar do Fundo Monetário Nacional (FMN) financiamentos de R$ 300 milhões a R$ 600 milhões.



Espiritismo – Foi aberta na noite de ontem (24) na sede da Federação Espírita do Estado de Rondônia (Fero), a III Semana Espírita de Porto Velho, na sede da entidade, com o tema Transição Planetária, por Jorge Elarrat. A semana prossegue hoje (25), mas no auditório da Faculdade Unopar, a partir das 19h30, com palestra de Orsom Peter Carrara sobre “A providência Divina nas nossas vidas”.



Espiritismo II – As palestras espíritas prosseguem no sábado (26), no mesmo local a partir das 8h30 com Leonardo Machado e o tema “Influências Espirituais (obsessão) e problemas de saúde”, e em seguida Carrara falará sobre “Tensão Emocional e Relacionamentos Humanos, partes I e II”; “Espiritismo e Ecologia” com o jornalista Andre Trigueiro e Leonardo Machado abordará o tema “A oportunidade da existência corporal”. No domingo a partir das 8h30 mais duas palestras serão ministradas pelos convidados. Trigueiro falará sobre valorização da vida com os temas “Viver é a melhor opção: do enfrentamento ao suicídio” e Machado sobre “Angústias, solidão e depressão: causas, conseqüências e terapias fisiológicas e espirituais”.



Privatização – O governo federal vai privatizar a Eletronorte nos Estados. Um deles é Rondônia. Um dos primeiros é o Mato Grosso e a previsão é que em Rondônia a mudança deverá ocorrer no início e 2018. Difícil saber se o sistema, que não é dos melhores irar melhorar, mas a expectativa é que sim. Mas não há como ignorar que o custo para o consumidor será maior e, muita gente que não paga energia, em razão dos “gatos” terão que pagar. O “chio” será grande...



Caerd – O serviço da Eletrobras Distribuição Rondônia, que não é dos melhores, deverá ser superior, pois a fiscalização será maior. Agora o serviço de águas e esgotos da Caerd certamente será melhor, como já ocorre em Vilhena e Cacoal, onde o sistema é municipalizado, mas bem superior e de custo menor ao consumidor. A Caerd está sem condições de se revitalizar, pois a maior parte da arrecadação é para pagar salários elevados de servidores, que pouco trabalham. Resquícios da “administração compartilhada” que só prejuízos trouxe para a empresa e para o consumidor.



Respigo

É total a falta de respeito com a população da capital a decisão de o prefeito Mauro Nazif (PSB), logicamente também da sua equipe de não investir na decoração natalina e não incentivar os comerciantes. Nem mesmo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) se dignou a apoiar os associados para uma campanha de Natal visando a decoração das ruas e avenidas e das lojas +++ Aumentam os comentários de uma megaoperação da Polícia Federal em Rondônia antes do final do ano. Na verdade anterior ao dia de Natal +++ Após uns dias de trégua retornam os comentários de bastidores sobre nomes da futura equipe de trabalho do prefeito eleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). Mas nada ainda de oficial, pois Hildon, sempre que questionado nega, e diz que ainda está montando, com muito critério e responsabilidade, sua futura equipe de assessores.

WALDIR COSTA/RONDONIADINAMICA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia