Regionais : Difamação: jornalista pega seis meses de prisão
Enviado por alexandre em 05/11/2016 11:54:12


Difamação: jornalista pega seis meses de prisão


Folha de S.Paulo – João Pedro Pitombo

O jornalista Aguirre Talento foi condenado pela Justiça Federal da Bahia a seis meses e seis dias de prisão, em regime aberto, por difamação ao empresário André Luiz Duarte Teixeira. O repórter assinou uma reportagem no jornal "A Tarde", da Bahia, relatando uma denúncia do Ministério Público sobre supostos crimes ambientais na construção do Parque Tecnológico da Bahia.

A Procuradoria denunciou proprietários e diretores da empresa Patrimonial Saraíba e o então secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, Ildes Ferreira. Na reportagem, contudo, o jornalista afirmou erroneamente que a denúncia vinha acompanhada de pedido de prisão dos empresários.

Na decisão, o juiz Antônio Silva Pereira, da 15º Vara Federal de Salvador, considerou que o jornalista agiu dolosamente - com intenção de praticar a difamação.

Advogado do jornalista, Edil Muniz Júnior afirma que o erro foi resultado de desconhecimento jurídico.

"O juiz aponta que ele agiu com dolo, mas não indica nenhum elemento de que o jornalista quis prejudicar o empresário", diz.

Além de André Teixeira, outros dos empresários ligados à empresa Patrimonial Saraíba processam o jornalista. São eles Humberto Riella Sobrinho e Carlos Seabra Suarez, este último dono de empresas do setor de gás e um dos fundadores da construtora OAS. Talento, que trabalhou na Folha, hoje integra a sucursal de Brasília da revista "Isto É".

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia