Brasil : POMBO CORREIO
Enviado por alexandre em 03/11/2016 01:50:03


Campeão nacional, pombo voou 488 quilômetros em 6h


Um pombo de Casa Branca (SP) é campeão nacional de columbofilia, a prática de criar pombos correio para disputas. A ave voou 488 quilômetros na competição realizada em outubro, em Aracaju (SE), que reuniu 250 pássaros do Brasil e de outros 3 países. O pombo correio pode voar até 800 quilômetros em um só dia e consegue voltar para o local de origem mesmo anos depois da saída. Isso acontece graças a um sistema de orientação que eles têm no cérebro. “Tive pombo que voltou depois de 5 anos. Ele provavelmente deve ter ficado em algum pombal e posteriormente escapou. Ele tem uma ‘bússola’ no seu cérebro que ele usa para fazer a navegação, que é típico das aves migratórias também.

Então às vezes ele usa o campo magnético da terra para poder se orientar, às vezes o sol, então dependendo do clima ele usa esse mecanismo que é nato dele”, afirmou o criador de pombos Agnaldo Inácio. Por causa dessa habilidade, por centenas de anos o pombo correio foi fundamental pra se comunicar a longas distâncias. No fim do século 19 na Europa, por exemplo, militares em campo de batalha prendiam na ave uma cápsula com mensagens para que elas chegassem até os quartéis. “Não tinha essa facilidade que tem hoje de comunicar. Um exemplo, um soldado estava em guerrilha e acabava a munição. Eles colocavam um bilhetinho pequeno no pombo dizendo: ‘está faltando munição’ e soltavam. Ele vinha para o pombal dele que era no exército e eles providenciavam mais munição”, explicou o criador de pombos Valter Fidelis.

Assim como Agnaldo e Valter, o criador Gilberto Cassiolato faz parte da Associação Casabranquense de Columbofilia. No campeonato brasileiro deste ano, realizado na cidade de Aracaju (SE), no dia 15 de outubro, ele ficou em primeiro lugar na categoria pombo AS. Ele conta que o animal vencedor voou 488 quilômetros em pouco mais de seis horas. “Tenho a pontuação por classificação, então ele conseguiu uma pontuação maior que todos os outros pombos, então ele é considerado o melhor pombo do campeonato”, disse.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia