Regionais : Municípios em crise, cartelização nos combustíveis, deputada protege os idosos
Enviado por alexandre em 20/10/2016 18:22:25

Crise – A situação das prefeituras pelo Brasil não é das melhores. Em Rondônia a Associação Rondoniense de Municípios-Arom está alerta e anuncia que os prefeitos de pelo menos 32 dos 52 municípios poderão decretar Estado de Calamidade Financeira em razão da crise econômica mundial, que atingiu diretamente a maioria dos municípios.



Crise II – Segundo o presidente da Arom, prefeito de Santa Luzia do Oeste, Jurandir de Oliveira (PMDB), Rondônia não é exceção. Na reunião que manteve esta semana com a cúpula do Tribunal de Contas (TC) do Estado e do Ministério Público de Contas alertou sobre a situação calamitosa das finanças de pelo menos 20 prefeituras e pediu orientação e compreensão dos órgãos. A situação é grave devido à queda na arrecadação e redução dos repasses estaduais e federais.



Cartel – A cartelização da maioria dos postos de combustíveis é uma triste realidade de Rondônia. O problema é maior na capital. A gasolina, diesel e etanol tiveram baixas no preço em todo o país, menos em Rondônia, onde ocorreu alta de pelo menos 0,20 centavos por litro. A prática de cartel não é nova no segmento, mas se mantém e os organismos de fiscalização e punição nada fazem para punir os praticantes do monopólio.



Idosos – Proposta das mais importunas e inteligentes da deputada estadual Lúcia Tereza (PP-Espigão) com o projeto de lei autorizando o governo do Estado a criar o Programa de Apadrinhamento Afetivo “Lar dos Idosos” no Estado. O idoso, segundo Lúcia, que está num abrigo, depende somente dos profissionais que lá prestam serviços, boa parte voluntários. No projeto cria-se a figura do “padrinho” que visitará o idoso, levará ele para passear nos finais de semanas em sua casa e poderá ajudar nos problemas de saúde, medicamentos, alimentação e vestuário. A iniciativa é das mais felizes.



Educação – O transporte escolar na Zona Rural de Porto Velho é um caso de polícia. Desde outubro que os alunos estão sem o serviço e mais de 2.500 alunos estão sem aula. As empresas que fazem o transporte alegam falta de pagamento. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) alega que as empresas estão com irregularidades fiscais. O sindicato da categoria, o Sintero quer providências e os pais dos alunos estão desesperados.



Respigo

No debate entre os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump, na noite da última quarta-feira (19) foi utilizado um detector de mentiras. Se a moda pega e o sistema for aplicado no Brasil o aparelho certamente terá um curto-circuito +++ A lei que obriga o uso do farol baixo ligado durante o dia, que estava suspensa voltou a ter validade. O veículo que circular em estradas federais – sinalizadas – devem manter o farol baixo acesso +++ Na tarde de hoje (20) Porto Velho sofreu um apagão de energia elétrica. Durante aproximadamente 1 hora a cidade ficou sem luz +++ Como o calor dos últimos dias está sempre em torno de 35 graus, durante o dia, foi difícil superar o problema principalmente no comércio. A capital de Rondônia tem que passar por uma reavaliação administrativa, inclusive no setor energético.


WALDIR COSTA/RONDONIADINAMICA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia