Política : ECONOMIA
Enviado por alexandre em 03/10/2016 23:17:43


Produtores rurais são capacitados em curso de embutidos e defumados
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Rondônia, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Preto, Governo do Estado através da Secretária Executiva Regional de Governo pólo IV, Emater e Setur levou o curso de Embutidos e Defumados de Carnes: Suína e frango além de peixe para a comunidade da linha 166, situada a 25 quilômetros do município.

No curso de 40 horas, os participantes 15 pessoas aprenderam a aproveitar toda a carne do animal para a fabricação de diversos produtos, como linguiças, salames, presuntos, bacon e lombo defumado além do frango e o peixe defumado. O processo completo foi explicado com cautela desde o corte até a utilização do tempero. Abordaram também a importância da higiene pessoal e do ambiente de trabalho. O objetivo do curso é de qualificar os produtores, diversificar as atividades e garantir melhor renda às famílias

A produção artesanal de embutidos e defumados permite diferencial tanto no sabor da carne como na rentabilidade ao produtor, uma vez que valoriza a matéria prima original em média em 50%. Antes da geladeira, a produção de embutidos e defumados era alternativa para preservar a qualidade da carne, além de concentrar sabor. Mesmo depois de facilitado o acesso ao refrigerador, os embutidos e defumados continuaram ganhando o paladar das novas gerações. “A grande vantagem da produção artesanal para o consumidor é o sabor selecionado que esses alimentos oferecem. Para o produtor, é a valorização”, avalia a instrutora do SENAR/RO, Neia Costa, ao lembrar que antes de produzir é preciso adequar-se às normas de fabricação.

A capacitação apresenta o processo de produção, começando pelos métodos de fabricação do produto desde o abate, corte, cura, técnicas de cozimento, manipulação e armazenamento, além da etapa de defumação, em que a carne é processada pela ação do fogo e fumaça. “Além de gerar renda, o trabalhador pode verticalizar a produção e ter contato direto com o consumidor, além de contribuir para a alimentação da família”, pontuou a secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira que no ato representou o governador do estado Confúcio Moura.

Para o mobilizador do Senar/RO Hélio Gonçalves Lopes o resultado não poderia ser melhor: “O interesse e a dedicação de cada produtor contribuiu para que o treinamento fosse muito produtivo e eles fecharam com chave de ouro cozinhando uma bela feijoada para testar os produtos”.

No encerramento do curso se fez presente o senador da República Valdir Raupp, Alencar Franco da Silveira da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) e Maria Geralda representante da Superintendência de Turismo de Rondônia – Setur.







Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia