Regionais : Equilíbrio em Jaru, eleitor está acéfalo, segundo turno na capital
Enviado por alexandre em 27/09/2016 23:36:15

Campanha – No próximo domingo (2) serão realizadas as eleições municipais (prefeito, vice e vereador). A campanha deste ano, após a minirreforma eleitoral proporcionada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tem a força das anteriores. A movimentação nas ruas é pequena, tímida, sem a efetiva participação popular. Talvez pelas mudanças mais radicais, como campanha de 45 dias e proibição de contribuição financeira de empresa jurídica. Nota-se diminuta participação popular.



Campanha II – A participação diminuta da população não ocorre apenas em Porto Velho, onde sete nomes disputam a prefeitura. A omissão do eleitor também ocorre no interior, com os candidatos, principalmente à vereança tendo enormes dificuldades para poder convencer o eleitorado. A expectativa, a não ser que o quadro mude radicalmente nos últimos dias de campanha, que teremos número elevado de abstenção. Caso o comparecimento do eleitor seja reduzido o quociente eleitoral para eleger um vereador com previsão de 10 mil a 12 mil votos deverá cair para aproximadamente oito mil votos.



Debate – Os candidatos a prefeito de Porto Velho estarão participando do último debate, antes das eleições no próximo domingo (2), que será realizado na noite da próxima quinta-feira (29) na TV Rondônia (Globo). Dos sete candidatos somente Pimenta de Rondônia (Psol) não participará, porque não atingiu nas pesquisas realizadas pela emissora e o Ibope, a porcentagem mínima. A expectativa é que na sexta-feira (30) a TV Rondônia/Ibope publique a última pesquisa antes das eleições.



Apreensão – As eleições na capital serão decididas somente no segundo turno. Não há chances de decisão no primeiro turno. Como somente dois dos sete concorrentes vão para uma nova disputa o debate na emissora global é apontado como decisivo para ao menos para quatro candidatos: Mauro Nazif (PSB), Williames Pimentel (PMDB), Léo Moraes (PTB) e Roberto Sobrinho (PT). Sobrinho ainda tem uma pendência na Justiça Eleitoral que deverá ser decidida hoje (27). As apostas estão abertas...



Jaru – Apontado como favorito nas pesquisas eleitorais o empresário João Gonçalves Silva Júnior (PSDB) não terá tarefa das mais fáceis na sua luta para eleger-se prefeito de Jaru. A ex-prefeita e ex-deputada estadual Stella Mari (DEM) vem ganhando espaços nas últimas semanas e os indicativos é que teremos eleições das mais difíceis no próximo domingo. Jovem e estruturado financeiramente, filho de empresário de sucesso no Estado, João Júnior tem em Stella uma adversária à altura.



Respigo

Em Rolim de Moura não se nota nas ruas e avenidas veículos plotados com propaganda política. Até parece que não haverá eleições municipais no próximo domingo +++ Em Presidente Médici um dos dois candidatos a prefeito, Edilson Alencar, do PSDB, teria desistido de disputar a prefeitura. Caso a informação seja confirmada a atual prefeita, Lurdinha do Sindicato (PT), que concorre à reeleição já tem um novo mandato garantido, pois só estava na disputa dois candidatos +++ A não ser que ocorra uma grande zebra, a reeleição do prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) será uma das mais tranquilas no Estado. Jesualdo estava disposto a não buscar um novo mandato, mas foi pressionado pelos segmentos organizados da sociedade de Ji-Paraná a disputar as eleições deste ano +++ A temperatura na manhã de hoje (27) em Porto Velho estava diferenciada. Uma brisa forte e fria fez a alegria de muita gente que prioriza as baixas temperaturas, mas foi por poucas horas.

WALDIR COSTA/RONDONIADINAMICA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia