Regionais : Com 50 assessores em Pimenta, Cleiton Roque tenta emplacar prefeitura
Enviado por alexandre em 20/09/2016 20:32:11


Deputado estadual mantém uma equipe paga com recursos da Assembleia, fazendo campanha para sua esposa, Juliana

Porto Velho e Brasília — O deputado estadual Cleiton Roque (PSB) resolveu investir pesado na eleição de sua esposa, a dona de casa Juliana Roque (PSB) e mantém em sua folha de pagamento na Assembleia Legislativa, nada menos que 50 assessores na cidade de Pimenta Bueno, onde Juliana disputa a prefeitura.

Os valores são diversificados, e variam entre R$ 1.800 a R$ 8.000. Os “assessores” do deputado estão todos engajados na campanha eleitoral de sua esposa, que disputa pela primeira vez um cargo público.

Cleiton Roque já foi vereador, e candidato a vice-governador na chapa da então senadora petista Fátima Cleide, em 2006. Em 2009 ele foi denunciado pelo Ministério Público estadual por receber indevidamente um grande volume de recursos através de diárias sem justificativa. A grande maioria era para viagens à Porto Velho e Brasília. Com a eleição de Cleiton para o cargo de deputado estadual, o processo ficou na competência do Tribunal de Justiça e ainda está tramitando.
A dona de casa Juliana Roque se apresenta como "Pastora" e disputa a prefeitura de Pimenta Bueno
A dona de casa Juliana Roque se apresenta como “Pastora” e disputa a prefeitura de Pimenta Bueno

Desde que assumiu o cargo de deputado estadual, Cleiton Roque vem tentando se consolidar como liderança em Pimenta Bueno. Grande parte de seus votos, porém, vieram de Porto Velho, onde ele recebeu generosa ajuda de seus padrinhos Mauro Nazif e Daniel Pereira.

Cleiton cogitou disputar à prefeitura, mas construiu uma aliança bizarra com o PMDB em Pimenta Bueno e decidiu lançar sua esposa, que se apresenta como “Pastora Juliana“, para disputar o cargo mais importante do município. Sem experiência, ela ainda tem como vice o vereador Henrique Sanches, que assumiu a vaga aberta com a prisão dos vereadores denunciados por recebimento de propina.

Cabos eleitorais

O Ministério Público Eleitoral já foi alertado sobre a quantidade enorme de “assessores” do deputado estadual Cleiton Roque, que estão trabalhando na campanha eleitoral de Juliana Roque. O uso irregular de assessores pode gerar ainda uma Ação Civil Pública contra o parlamentar, que vai ter que justificar onde e quais as funções desempenhadas por essas pessoas, sendo que muitas trabalham em outros locais. Em 2013, a Polícia Civil de Rondônia prendeu 86 pessoas, entre elas vários assessores parlamentares que era lotados em gabinetes da Assembleia Legislativa e prestavam serviços em diferentes locais. Todos respondem por receber sem trabalhar.

ALAN ALEX

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia