Política : CULTURA
Enviado por alexandre em 15/09/2016 10:34:39


Governo do Estado entrega carteira aos artesãos de Ouro Preto
Em solenidade ocorrida no Auditório da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto do Oeste o Governo do Estado fez a entrega da Carteira Nacional do Artesão para 23 profissionais que atuam neste importante seguimento do contexto sócio/econômico. A secretaria de Governo Maria Araujo de Oliveira no ato representando o governador do Estado Confúcio Moura, disse O cadastramento dos artesãos traz como benefícios uma maior facilidade na compra de materiais para produção artesanal, com incentivo fiscal, e apoio para participar de oficinas, feiras e exposições em todos os estados. Com a carteira nacional o artesão poderá também participar gratuitamente das feiras regionais agropecuárias.

O cadastramento dos artesãos e trabalhadores manuais em todo Estado foi intensificado neste ano de 2016 por meio da Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer de Rondônia (Sejucel), através da Coordenadoria Estadual do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), estima que há cerca de 10 mil artesãos atuando nos municípios de Rondônia.

Em Ouro Preto do Oeste a categoria é organizada por meio da Associação Litero Cultural de Ouro Preto – Alcop entidade fundada no ano 1986 e tem como presidente a advogada e artesã Maria Elizabeth Dias Ferreira que segundo a mesma existem no município cerca de 50 artesões que desenvolvem seus respectivos trabalhos de forma abnegados. A presidente disse que a iniciativa do Governo do Estado em fazer um cadastramento é louvável e que a partir deste momento o artesão vai ter um norte com este importante apoio governamental. “Efetivamente aqui em Ouro Preto nós artesões estamos tendo o apoio por parte da secretária Maria Araujo e sua equipe. Queremos está neste contexto e todo apoio é bem vindo para o fortalecimento da nossa classe”, disse Elizabeth Dias orgulhosa ao receber a sua carteira das mãos da secretaria Maria Araujo.

A secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira explicou no ato da entrega que a Carteira Nacional do Artesão é emitida pela Sejucel, através do sistema de informações cadastrais do artesanato brasileiro (Sicab), é a identidade do artesão e garante alguns benefícios ao profissional como: participação em feiras do segmento nacional e internacional, oficinas e palestras e ainda o acesso a incentivo fiscal. Para receber a carteira, o profissional do segmento precisa fazer um cadastro online no Sicab e passar por uma entrevista, onde será preenchido um questionário e comprovada a classificação como Artesão ou Trabalhador Manual no caso em Ouro Preto do Oeste todo procedimento foi realizado pela equipe de técnicos da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV que abrange o além do município sede tem: Vale do Paraíso, Mirante da Serra e Nova União.

Para o cadastramento é necessário que o interessado tenha em mãos uma xerox do RG e CPF, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e uma peça confeccionada pelo artesão.












Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia