Mais Notícias : PT só com chances em duas capitais
Enviado por alexandre em 24/08/2016 08:30:33

PT só com chances em duas capitais

Em 17 capitais que o Ibope realizou a primeira pesquisa de intenção de voto, o PT só aparece com chances de ganhar ou disputar um segundo turno no Recife, com o ex-prefeito João Paulo, e em Porto Alegre, com Raul Pont. Em São Paulo, principal colégio eleitoral do País, o prefeito petista Fernando Haddad está longe de sonhar com a reeleição. Ali, quem lidera é o deputado Celso Russomano (PRB), seguido por Marta Suplicy (PMDB). No Rio, segundo maior colégio eleitoral, quem está na dianteira é o Pastor Crivella, também do PRB.

Em Belo Horizonte, o PT não tem nem candidato. O preferido é o tucano João Leite. No Nordeste, com exceção do Recife, o PT sumiu. Em Salvador, lembrado por 68% dos eleitores ouvidos pelo Ibope, o prefeito ACM Neto, do DEM, só perde se houver uma hecatombe. Em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, governador pelo petista Camilo Santana, quem aparece na frente é o pedetista Alberto Cláudio, o Capitão, do PR, vem em segundo e a petista Luizianne Lins é a última colocada.

Em Maceió, o candidato do PT, Paulão, aparece com apenas 3%. A briga está polarizada entre o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e o peemedebista Cícero Almeida, enquanto em Natal o prefeito Carlos Eduardo (PDT) se apresenta na liderança com 36%, estando o candidato do PT, Fernando Mineiro, com apenas 4%. Já em Teresina, capital de um Estado também governado por um petista, Wellington Dias, quem está à frente das pesquisas é o prefeito Firmino Filho, do PSDB, candidato à reeleição.

Em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo, que lidera com folga, poderia ser outra exceção do PT, mas deixou o partido no meio mandato desapontado com os escândalos federais. No Sul, em Florianópolis a prefeita Ângela Amin, do PP, tem amplas chances de garantir mais um mandato, sem que o PT tenha apresentado sequer um nome para entrar na disputa. No Norte, o PT também está em frangalhos em Manaus, cujo favorito é o prefeito Arthur Virgílio, e em Porto Velho quem lidera é o trabalhista Léo Moraes.

Surpreendentemente, na cidade onde Lula vive em uma luxuosa cobertura, o caminho para o candidato do PT chegar ao Paço Municipal se mostra um dos mais difíceis até o momento. Maior cidade da região, São Bernardo é administrada pelo ex-ministro de Lula, Luiz Marinho, que encerra em 2016 o segundo mandato na cidade e tenta agora eleger seu sucessor, o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli.

O fraco desempenho dos candidatos do PT nas capitais está relacionado aos escândalos no Governo Dilma, herdados da era Lula, sendo o maior a operação Lava Jato. Diante disso, conforme o Ibope já identificou, 2016 tem tudo para ser o ano mais difícil da história da sigla em embates eleitorais. Tanto porque sua imagem foi profundamente desgastada pelas investigações, como pela crise econômica que levou o governo Dilma a uma aprovação nanica, perto de 10%.

TETO DE GASTOS – Em conversa com o presidente da comissão especial da PEC do Teto de Gastos na Câmara, Danilo Forte (PSB-CE), o presidente em exercício Michel Temer pediu prioridade na tramitação do texto. Segundo o deputado, essa é uma medida considerada fundamental pelo Governo, que quer a conclusão da tramitação até o fim do ano. Temer pediu para que fosse mantido o formato original da proposta. A expectativa, segundo o deputado, é que depois das eleições municipais, a proposta seja aprovada na Câmara e até o fim do ano pelo Senado.

Briga com PSDB radicalizou– A volta do deputado André de Paula, presidente estadual do PSD, à Câmara dos Deputados, tem a ver com a decisão do PSDB de bater fofo no acordo para apoiar a reeleição do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB). O sétimo suplente, atualmente no exercício do mandato, é o ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, de DNA tucano. O Governo avaliou que o PSDB fez uma opção de candidatura própria no Recife para atrapalhar a reeleição de Geraldo e tem que ser tratado como adversário.



Só líderes na tribuna– Os senadores tucanos defenderam que apenas os líderes partidários discursem na sessão do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A decisão foi tomada, ontem, após reunião com ministros da articulação política do Governo Michel Temer. A ideia é encurtar a conclusão do julgamento, que começará amanhã. Aliados de Dilma Rousseff, no entanto, buscam estender ao máximo a sessão, na esperança de reverter alguns votos. O Palácio do Planalto prevê, pelo menos, 60 votos favoráveis ao impeachment.

Acompanhamento de pesquisas–Assim como nas eleições de 2014 e 2012, neste ano será possível acompanhar a divulgação de pesquisas eleitorais do Ibope Inteligência pelo smartphone e tablet. Isso porque a empresa lançou, ontem, uma nova versão do aplicativo que apresenta os resultados das pesquisas de intenção de voto. Com um visual totalmente remodelado e novas ferramentas em relação à eleição passada, o Ibope Eleições torna mais simples e prático o acesso às pesquisas eleitorais da empresa. A novidade, desta vez, é que as informações serão disponibilizadas no momento em que forem divulgadas pelos clientes.

À caça dos indecisos– Na semana em que o plenário do Senado iniciará o julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff no processo de impeachment, o presidente em exercício, Michel Temer, tem dedicado sua agenda à intensificação do corpo a corpo com os senadores. Em dois dias, a agenda oficial de Temer incluiu reuniões com nove parlamentares que votarão no julgamento de Dilma. Na manhã de ontem, por exemplo, o presidente em exercício recebeu, no Palácio do Planalto, os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), João Alberto Sousa (PMDB-MA) e Roberto Rocha (PSB-MA).

CURTAS

NEGATIVA– O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, diz que não houve vazamento de informações do Ministério Público Federal sobre termos da negociação para um acordo de delação premiada entre o ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro, conhecido como Léo Pinheiro, e o MP. Reportagem da revista "Veja" aponta uma suposta citação ao ministro Dias Toffoli, que teria sido mencionado pelo presidente da OAS, Léo Pinheiro, nas negociações com procuradores do Ministério Público de uma eventual delação premiada do empreiteiro.

OBRIGADO, GENTE! – De coração, agradeço todas as mensagens carinhosas e emocionantes que recebi ao longo do dia de ontem pela passagem do meu aniversário. Partiram de leitores do blog, ouvintes do programa Frente a Frente e de uma legião de anônimos que acompanha o meu trabalho. Confesso que isso é extremamente gratificante. É o combustível que necessitamos para continuar na luta incessante por notícias.

Perguntar não ofende: Qual vai ser o placar da cassação do impeachment: 59, 60 ou 61 votos?

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia