Brasil : AMAZÔNIA
Enviado por alexandre em 02/08/2016 16:12:04



Bebida à base de açaí vai prevenir doenças cardiovasculares

Manaus/AM - Uma bebida funcional à base de açaí desenvolvida está em fase de produção pela empresa Bombons Finos da Amazônia em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O pigmento possui várias ações, entre elas oxidantes e anti-inflamatórias, que estão diretamente ligadas à prevenção do risco cardiovascular.

O açaí tem como um dos principais ativos a antocianinas, pigmentos responsáveis pela cor característica do fruto e atividades biológicas, explica o doutor em Biotecnologia, Emerson Lima. “Pensamos em fazer uma bebida que seja gostosa, mas que ao mesmo tempo pudesse ter esse efeito preventivo sobre as doenças cardiovasculares. Então, nesse sentindo, a empresa procurou a Ufam para desenvolvermos esse projeto em conjunto”, disse.

Metodologia

O pesquisador Emerson Lima explicou que a primeira fase da pesquisa foi desenvolver um extrato de açaí que envolvesse o processo de enriquecimento do fruto com alto teor de antocianinas.

“Nós produzimos um extrato seco com um teor elevado de antocianinas a partir de frutos colhidos aqui mesmo. O que dificulta a incorporação desse extrato na bebida é que o rendimento dele é muito baixo e isso pode ser feito ou pensado em uma etapa futura, que é o enriquecimento com esse extrato na formulação”, explicou Lima.

PORTAL HOLANDA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia