Brasil : PIMENTA
Enviado por alexandre em 02/08/2016 00:58:35


Escala de Ardência das PIMENTAS no Brasil
ACHEI MELHOR CRIAR E DISTRIBUIR NESTA ESCALA A MAIORIA DAS PIMENTAS PLANTADAS E PRODUZIDAS NO BRASIL, AFINAL, NÃO IRIA ADIANTAR MUITO FAZER UMA ESCALA COM PIMENTAS PRODUZIDAS APENAS NO INTERIOR DA ÍNDIA

Quem conhece, gosta, pesquisa, ou entende um pouquinho de PIMENTAS, sabe que a Unidade que mede a Ardência delas é a Unidade Scoville
Já, pra quem não ainda tinha ouvido falar nesta unidade, aqui vai um breve resumo de como ela surgiu
Em 1912, o farmacologista Wilbur L. Scoville, funcionário do laboratório Parke Davis, desenvolveu um teste para determinar, com o máximo de precisão, o grau de ardência de cada variedade de Capsicum

Neste teste, denominado organoléptico, cinco pessoas analisam a solução obtida a partir de um peso exato de pimentas dissolvidas em álcool e diluídas em água com açúcar. Quanto maior a picancia da amostra, maior a necessidade de diluição, até que a picancia deixe de ser sentida pelo paladar. Assim, se uma diluição necessita de 1.000 unidades de água para uma unidade de solução em álcool, a amostra indica uma picancia de 1.000 unidades Scoville. Apesar de um tanto subjetivo, até hoje, esse teste permanece como um dos mais bem aceitos mecanismos para determinar a ardência das pimentas.

Fatos Estranhos sobre Pimentas


pimentas estranhas

Se você como nós, ama pimentas, então com certeza já ouviu um monte de histórias engraçadas. Todo mundo tem um amigo que quis provar uma pimenta mais ardida e se deu mal, ou ainda, algum que passou mal pensando que iria morrer

Mas, existe algumas tradições e fatos realmente estranhos sobre pimentas que você não pode deixar de saber.
Pimenta como Dinheiro

Os Astecas e Maias utilizavam pimentas como moeda de troca. Isso parece estranho, mas não tão terrível como seus rituais de sacrifício que eles utilizavam.
Karate Kids

Até que ponto o que passou no filme era real? Samurai realmente comem Pimentas para terem coragem.

As pimentas são conhecidas pro provocar uma sensação de destemor e coragem e com certeza é utilizado até hoje em treinamentos de Samurais.
Pimenta Shishito do Japão

A pimenta Shishito do Japão é uma pimenta bastante suave, mesmo assim um em cada 10 japoneses acham ela muito forte. Então em uma festa no Japão é comum fazer uma espécie de roleta russa de pimenta. Todos sentam em uma mesa e provam diversos folhados de creme que são fechados com Wasabi e alguns com Pimentas. Todos vaõ provando até adivinharem onde está a Shishito
Pimentas + Urina = Maquiagem

Vamos voltar aos Astecas. Quando as pimentas não estavam sendo utilizadas como moeda de troca elas eram misturadas a Urina para criar Maquiagem (presumidamente para as mulheres ricas da época)

Agora antes de começar a ter náuseas, há algo que você deve saber. A ureia presente na Urina é um componente aprovado e muito utilizado na indústria farmacêutica em vários tratamentos de saúde e também na indústria de cosméticos

Já os gregos, utilizavam a Urina para escovar os dentes. Pensando por este lado fica muito melhor misturar com pimentas e utilizar como maquiagem.

Molho de Pimenta cada vez mais ardido, é uma tendencia?



Você tem observado a tendência da alimentação do brasileiro? Cada vez fica mais comum se falar de Suco Detox, Sementes de Linhaça, Goji Berry, Quinua, Amaranto, Chia, Ração Humana, etc. E o que você me diz de Molho de Pimenta cada vez mais ardido na prateleira dos mercados? Será essa uma tendência?

Faça um molho mais ardido por favor

Imagine que no início dos anos 2000, a pimenta mais ardida que começou a popularizar com a publicação no Livro dos Recordes foi a Pimenta Habanero. Com certeza era uma pimenta 20 vezes mais ardida que a Dedo de Moça ou ainda 10 vezes mais ardida que a nossa Pimenta Malagueta, mas hoje ela passou a ser comum e parece que não arde tanto assim.

A média de uma Pimenta Habanero é de 250.000 Scovile. É muito ardido?

– Sim é muito ardido, porém se compararmos ela com a Carolina Reaper que segundo o Livro dos recordes detém o posto de pimenta mais ardida do mundo ela tem 10 vezes menos ardido, e, com certeza isso é uma enorme diferença. Pensando desta forma, o molho de pimenta Tabasco passou a ser apenas um molho avinagrado forte

Afinal, fazer um molho cada vez mais ardido é uma Tendencia, ou não?
O Padrão no decorrer do tempo

O homem descobriu a pimenta cerca de 12 mil anos atrás (embora tenha levado um tempo enorme para poder transforma-lo em molho e engarrafa-lo).

Com certeza o primeiro que descobriu este ardido não gostou muito não. A picância da pimenta não é um sabor e sim um ardor. É a Capsaicina que dá este ardor, dor e sensação de queimadura, e, o homem acostumado com o ardor foi empurrado a superar seus limites cada vez mais.

Sendo assim, fica difícil para quem já está acostumado a suportar um nível de ardor voltar atrás e querer um molho ou uma pimenta menos ardida. A realidade é que para testar seus limites, o homem quer uma pimenta cada vez mais ardida.

É claro que houve uma evolução enorme nos últimos 15 anos no mercado de pimentas e molhos. Ainda não é possível afirmar que esta demanda por pimentas e molhos cada vez mais ardidos é realmente uma tendência ou apenas um modismo.
Qual o limite de ardido das Pimentas?

Não é nada fácil aumentar o ardido das pimentas. Isso leva muito tempo de estudos e comprovação cientifica. Mas com certeza teremos em breve uma pimenta mais ardida que a Carolina Reaper com seus 2,2 Milhoes de Scoville, pois como disse, a tendência ou modismo do momento leva a isso. Apenas lembro que o limite será os 16 Milhões de Scoville que é o teor de Capsaicina Pura.

Sendo assim, temos ainda um bom caminho pela frente, pois para atingir esses vários de milhares de Scoville, não seja preciso necessariamente vários milhares de anos de desenvolvimento. Isto pode acontecer em breve, ou não. Não há pressa.

Independente da tendência ou modismo, a natureza humana quer provar seus limites

Marcos Tambelini

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia