Brasil : É FOGO
Enviado por alexandre em 28/07/2016 00:10:19


Brasil registra mais de 40 mil focos de incêndio em 2016


O Brasil registrou mais de 40 mil focos de incêndio, de janeiro até agora. O estado de Mato Grosso foi o mais atingido. O sol perde o brilho atrás da cortina de fumaça. Em algumas regiões do estado não chove há quase dois meses. Qualquer descuido faz com que as queimadas se multipliquem, e o perigo também. O trabalho dos bombeiros é difícil. São 70 focos por dia, só em Cuiabá. Um sofrimento também para a população. "Eu amanheço só espirrando, tossindo. Eu não consigo respirar", reclama Maria Vitória Siqueira, estudante.

No comércio, as vendas de umidificadores cresceram. “Vendi em um dia o carregamento de uma semana”, afirma Cláudio Mendonça, gerente da loja. Além do desconforto e dos problemas de saúde, a estiagem também está provocando prejuízos no campo. Sete municípios de Mato Grosso já decretaram situação de emergência por causa da seca. O estado que mais produz grãos no pais, já contabiliza uma perda de mais de R$ 2 bilhões. A produção de milho em Mato Grosso deve ter uma queda de seis milhões de toneladas.

O clima seco deixa as lavouras vulneráveis. A plantação de uma fazenda virou cinzas. “A sensação é de você se sentir impotente perante a um fogo tão forte vindo ao teu encontro, ao teu patrimônio, à tua família. A gente construiu isso aqui, tem uma história aqui em cima. Com o fogo ninguém pode, o fogo é terrível, gente”, lamenta o agricultor.

G1

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia