Regionais : Jesualdo anuncia pré-candidatura, queimadas criminosas, mercado para o pirarucu
Enviado por alexandre em 27/07/2016 20:05:27

Prefeito – Na quinta-feira (28), a partir das 17h30 o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) estará reunindo a imprensa e convidados, na sede do CDL, para anunciar oficialmente que é pré-candidato à reeleição. Participará também o senador e presidente do PDT no Estado, Acir Gurgacz. Como Jesualdo anunciou que não seria candidato este ano, inclusive reafirmando sua posição em inúmeras situações, o anúncio da pré-candidatura é o assunto do momento na política regional. Como dizia o saudoso Ulysses Guimarães: política é como nuvens...



Queimadas – Como as chuvas estão escassas, apesar de ontem (26) ter chovido em algumas regiões de Porto Velho, mas muito pouco, a seca vem prejudicando o dia-a-dia da população. Mas o problema maior são as queimadas criminosas. Respirar ar puro em Rondônia está difícil. A situação é mais crítica na capital, onde o cidadão é obrigado a inalar ar poluído devido às queimadas ilegais. As unidades de saúde estão repletas principalmente de crianças e idosos com problemas respiratórios. Onde estão os órgãos fiscalizadores do meio ambiente?



Pirarucu – Considerado peixe de carne nobre o pirarucu, assim como o tambaqui tem incentivos do governo do Estado para produção em tanques. Mas há um problema sério que coloca em risco a produção, que é a comercialização. O cidadão tem incentivos governamentais para produzir, não para comercializar. Há inúmeros criadores com o pirarucu em condições de venda e não tem a quem vender. Não adianta reconhecer o peixe como “Símbolo de Porto Velho” conforme a resolução 014/16. O produtor precisa comercializa a sua produção.



Jornalistas – No próximo dia 10 de setembro a Associação de Imprensa de Rondônia (Airon) e a Associação dos Profissionais de Imprensa do Vale do Jamari (Apimvaj) promoverão uma rodada de palestras com participações de profissionais de várias áreas da comunicação. O evento será em Ariquemes com abertura dos trabalhos às 14h e seguindo até as 18h. Será lançado livro do jornalista Euro Tourinho em coautoria com o jornalista/economista Sílvio Persivo.



Trabalho – Dos vários pretendentes, apenas dois postulantes à Prefeitura de Porto Velho estão ativos nos preparativos para as eleições a prefeito, vice e vereador em outubro próximo. A campanha eleitoral poderá ser desencadeada, após o próximo dia 5, prazo final para a realização das convenções partidárias. O empresário Hildon Chaves, do PSDB, efetivado como candidato dos tucanos no último sábado (23) e o ex-secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel (PMDB), homologado na convenção do último domingo (24) estão preparando as propostas para a campanha deste ano, que terá apenas 45 dias e não mais 60. Pé na tábua...



Respigo

O que está acontecendo com o prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Porto Velho, que ficou praticamente embaixo d água na cheia do rio Madeira em 2014? Boa parte do prédio está funcionando com a energia elétrica de geradores a diesel +++ Impressiona o número de barracos montados por dependentes de drogas e desocupados na área central de Porto Velho. As autoridades constituídas devem buscar solução para o problema, que se agrava a cada dia e assusta a população trabalhadora +++ Temperatura em torno de 35 graus hoje (27) em Porto Velho. A sensação térmica é bem maior +++ Como a coluna já havia alertado o recrutamento de mulheres para disputar as eleições deste ano é o maior problema enfrentado pelos dirigentes partidários. Cada partido tem direito a 32 candidatos, mas pelo menos 10 obrigatoriamente mulheres +++ Os partidos políticos têm até o dia 15 de agosto para registrarem seus candidatos. Após esta data poderá ser desencadeada a campanha eleitoral.


WALDIR COSTA/RONDONIADINAMICA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia