Regionais : Setur discute potenciais para o Turismo Rural
Enviado por alexandre em 07/07/2016 15:38:25

Setur discute potenciais para o Turismo Rural



O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, se reuniu com integrantes do Movimento Grito da Terra, que é a principal ação de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), com o intuito de discutir e diagnosticar potenciais para o Turismo Rural no Estado.

A modalidade vem crescendo em ritmo acelerado no país e segundo a Organização Mundial do Turismo o segmento tem grande potencial e se calcula que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o turismo rural.

Para Júlio Olivar, as áreas rurais merecem um olhar mais atento, pois oferecem uma gama de vantagens para a economia do estado e com amplas possibilidades de induzir a visitações, atraindo os turistas para as fontes de produção do artesanato, gastronomia, cultura e principalmente o modo de vida no campo.

Os integrantes do Movimento em conjunto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) buscaram o apoio da Setur para identificar e selecionar estes polos para posteriormente trabalhá-los como destinos turísticos, ofertando dia no campo, hospedagem e gastronomia típica.

O superintendente explica que o primeiro passo é conhecer a oferta e em seguida trabalhar com oficinas de qualificação para preparar os produtores para o Turismo Rural, orientando-os quanto as potencialidades e oportunidades de negócios turísticos no meio rural, a condução de turismo, hospedagem e atendimento ao cliente, dentre outras orientações.

“Este segmento funciona como um dínamo na regionalização do turismo uma vez que além de valorizar os valores rurais, amplia a economia regional, e diversifica a oferta turística gerando novas oportunidades de trabalho e agregando valor ao produto primário por meio da verticalização da produção”, enfatizou Júlio.

PACTO - O superintendente propôs um pacto pelo desenvolvimento do turismo rural começando pelo inventário que começará a ser feito em dez propriedades do estado e, em seguida, definição do diagnóstico e o plano estratégico.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia