Regionais : Idaron de Ouro Preto realiza monitoramento sorológico de Peste Suína Clássica
Enviado por alexandre em 09/06/2016 09:00:00


A equipe da Agência de Defesa Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (USAV) de Ouro Preto do Oeste realizou nesta segunda e terça-feira (6 e 7) o monitoramento sorológico de Peste Suína Clássica (PSC) em sete propriedades rurais do município.

Durante os dois dias de visita, os servidores da Idaron retiraram amostras do sangue dos suínos - sempre o animal mais velho - de cada granja, e através de uma centrífuga selecionaram o soro que será enviado ao Centro de Diagnóstico de Sanidade Animal (CEDISA) localizado em Santa Catarina. O CEDISA tem o prazo de 15 dias para confirmar se os animais estão livres da PSC.

De acordo com o médico veterinário Rogerio Ambrosio da USAV, esse monitoramento sorológico começou no Estado de Rondônia no dia 23 de maio e vai até 17 de junho, e costuma ser realizado semestralmente, sempre nos meses de junho e novembro. Em Ouro Preto do Oeste as amostras do soro dos suínos foram colhidas nesta segunda e terça-feira (6 e 7).

Graças a esse trabalho desenvolvido pelos servidores da Idaron desde o ano de 2011, é que Rondônia e mais 14 Estados foram recentemente reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como livres da Peste Suína Clássica.

Ambrosio explicou da importância do controle da Peste Suína Clássica para a economia da região. "Com esse controle nas granjas do Estado conseguimos comprovar junto as Organizações de Saúde Animal que o nosso rebanho de suínos está livre da PAC. Com essa chancela Rondônia fica credenciada a exportar a produção de carne suína para outros Estados e até mesmo outros países", finalizou o médico veterinário.

GAZETA CENTRAL

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia