Mais Notícias : Fisiologismo: Temer pede compreensão a tucanos
Enviado por alexandre em 04/05/2016 08:49:21

Fisiologismo: Temer pede compreensão a tucanos

Postado por Magno Martins

Josias de Souza

Em almoço oferecido à cúpula do PSDB, Michel Temer ouviu críticas ao modelo fisiológico de composição do seu ministério. Foi aconselhado a adotar novas práticas. Respondeu que, embora concorde com as ressalvas, não tem como proceder de maneira diferente. Alega que, num “governo de transição”, não há como promover mudanças abruptas.



Foram à mesa do Palácio do Jaburu, além do anfitrião, o futuro ministro Geddel Vieira Lima, coordenador político de Temer, o presidente do PSDB, Aécio Neves, e os líderes da legenda no Congresso: Cássio Cunha Lima (Senado) e Antonio Imbassahy (Câmara). Os tucanos insinuaram que o governo do substituto constitucional de Dilma está ficando a cara da gestão que está prestes a ser afastada.



Numa tentativa de se diferenciar de legendas como o mensaleiro PR e o petroleiro PP, o PSDB informou a Temer que não indicará nomes para o ministério. O trio tucano entregou ao provável futuro presidente uma plataforma com 15 propostas de reformas. Coisa ambiciosa, conforme já comentado aqui. Aécio, Cássio e Imbassahy esclareceram que o apoio congressual do partido não está condicionado à ocupação de ministérios.

“No presidencialismo, quem monta ministério é o presidente da República”, disse Cássio a Temer durante o repasto. “Queremos fortalecer as suas prerrogativas, prosseguiu o líder tucano no Senado. Nosso apoio está garantido. Mas não está escrito em lugar nenhum que, para apoiar governo, tem que ter ministério.”


Janot também abre inquérito no STF contra Dilma

Postado por Magno Martins

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para investigar a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o advogado-geral da União, ministro José Eduardo Cardozo, por suposta obstrução à Justiça, em tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. O pedido, sigiloso, será analisado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF.

O sigilo é motivado pelo fato de que o pedido tem como base gravações de conversas telefônicas entre Dilma e Lula, cujo segredo já foi decretado pelo Supremo. No pedido, Janot menciona a nomeação do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) no ano passado; e também a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chefiar a Casa Civil neste ano.

Em delação premiada, o senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) e seu ex-chefe de gabinete, Diogo Ferreira, disseram que Ribeiro Dantas foi nomeado para o STJ sob o compromisso de conceder liberdade a donos de empreiteiras presos na Operação Lava Jato, o que ele nega.

A nomeação de Lula passou a ser analisada a partir de uma gravação autorizada e divulgada pelo juiz Sérgio Moro de uma conversa com Dilma na véspera da posse. No diálogo, a presidente diz que enviaria a Lula um “termo de posse”, para ser usado só “em caso de necessidade”.

Investigadores suspeitam de que o documento foi enviado às pressas, junto com a nomeação em edição extra do “Diário Oficial da União”, para evitar uma eventual prisão do ex-presidente pelo juiz Sérgio Moro, o que poderia configurar crime de obstrução da Justiça. Em abril, Janot enviou parecer ao STF em que disse ver elementos de "desvio de finalidade" de Dilma na escolha de Lula para assumir o ministério, que teria a intenção de tumultuar as investigações da Operação Lava Jato.
Delcídio também relatou que Cardozo, então ministro da Justiça, fez diversas movimentações para tentar promover a soltura de presos da Lava Jato.

O pedido de inquérito também cita uma gravação feita pelo assessor de Delcídio, Eduardo Marzagão, na qual ele conversa com o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Na conversa, Mercadante teria oferecido ajuda em troca do silêncio de Delcídio, para evitar que o senador fechasse um acordo de delação premiada.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia