Política : MAIO AMARELO
Enviado por alexandre em 03/05/2016 23:40:00


CRE participa do Movimento Maio Amarelo em Ouro Preto e região
O movimento ‘Maio Amarelo’ é uma campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Durante todo o mês, o ‘Maio Amarelo’ mobiliza diversos segmentos e realiza, em parceria com as instituições, uma série de estratégias pela segurança no trânsito. Em Ouro Preto do Oeste, o movimento “Maio Amarelo”, a equipe de Educação de Trânsito da 7ª Ciretran esteve na Coordenadoria Regional de Educação – CRE quando a responsável a pedagoga Marivone Resende Araujo e equipe tiveram a oportunidade de conhecer o projeto que foi abraçado pela Educação e será difundido em todas as escolas estaduais dos municípios da região central do Estado.

A coordenadora Marivone Resende Araujo, explicou que durante o este mês de maio todas as escolas estaduais estarão envolvidas neste importante movimento que visa despertar a humanidade para uma epidemia que são as mortes no trânsito. “O movimento ‘Maio Amarelo’ vem mais uma vez colaborar com o fortalecimento dessa causa, e ajudar a sociedade a adotar posturas mais seguras no trânsito. A CRE é parceira e durante o mês de maio vamos mobilizar as nossas unidades escolares em torno desde tema, já que é uma determinação da secretaria estadual de Educação professora Fátima Gaviolli unimos em prol da causa”, ressaltou a coordenadora.

Hoje cerca de 30.000 pessoas são apoiadoras do movimento que é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

De acordo com um levantamento nacional, os principais fatores que contribuem para o alto índice de mortes no trânsito são embriaguez, velocidade e desrespeito à sinalização.

O movimento é internacional e procura promover atividades voltadas à conscientização que cada cidadão deve ter diante do trânsito. Maio foi o mês escolhido para mobilizar entidades, governo, sociedade civil, entre outras para que ação seja freqüente e de responsabilidade de todos. O movimento tem como símbolo um laço amarelo que enfatiza a necessidade de tratar os acidentes como uma epidemia, como ocorre em outras ações a exemplo do Outubro Rosa e ’Novembro Azul.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

Em conclusão, o MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.
Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Foto: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia