Regionais : Dilma anuncia 'pacote de bondades' com a clara intenção de agradar à sua base social e manter a militância nas ruas em defesa do seu mandato
Enviado por alexandre em 03/05/2016 08:54:17


Dilma anuncia 'pacote de bondades' com a clara intenção de agradar à sua base social e manter a militância nas ruas em defesa do seu mandato


Bolsa Família fica fora de cortes do ajuste fiscal para 2016

De forma irresponsável, a presidente Dilma Rousseff anunciou um "pacote de bondades", com medidas como o reajuste médio de 9% do Bolsa Família numa clara intenção de agradar a sua base social e tentar manter a militância nas ruas em defesa do seu mandato.



&&&&&



No fogo de um espetáculo diabólico, a mandatária repetiu o bordão da campanha de 2014 ao dizer que, se a oposição assumir a Presidência, programas sociais serão cortados e 36 milhões de pessoas perderão o Bolsa Família, um programa alimentado para confessos objetivos eleitoreiros ao longo de 13 anos.



&&&&&



No Estado do Amazonas, a história do programa é um misto de miséria e corrupção, não sendo à toa a deflagração, em 5 de outubro de 2015, de uma operação da Polícia Federal para coibir uma máfia de comerciantes que manipulava cartões do programa explorando a condição miserável de indígenas na região do Alto Solimões.



&&&&&



Até hoje o jornal O Estado de São Paulo, que denunciou o absurdo, cobra o resultado da investigação que envolvia, também, casos rumorosos em outros estados brasileiros. Tais escândalos mostram o caráter de um programa que, longe de combater a pobreza, conforma na miséria populações de incautos. No máximo, faz a alegria de comerciantes desonestos que enriquecem com a farra dos cartões.



Atalaia do Norte



Na cidade de Atalaia do Norte, por exemplo, a PF apreendeu em 2015 anotações de vendas, registros de senhas, cadernos de apontamentos de dívidas, comprovantes de saque e extratos bancários.



&&&&&



À época, o presidente da Associação dos Kanamaris do Vale do Javari, Varney da Silva Tavares Kanamari, disse ao “Estadão” como funcionava o esquema dos cartões.



&&&&&



Os comerciantes inflavam os preços dos produtos alimentícios que vendiam para garantir o controle do número de índios que moram nas aldeias.



&&&&&



O sistema é conhecido como "barracão", do início do século XX, quando o dono de seringal fornecia alimentos e outros produtos para seus empregados que, por causa do aumento da dívida, não podiam deixar de trabalhar sob pena de tortura e morte.



A farra da esperteza



A Polícia Federal chegou a ouvir comerciantes envolvidos no esquema e que responderam por crimes de apropriação indevida, estelionato em detrimento de instituições financeiras e furto.



&&&&&



Além de entregar os cartões, as famílias também davam as senhas para os comerciantes. Eles mesmos retiravam o dinheiro do benefício e acompanhavam a movimentação das contas das famílias.



&&&&&



Até hoje não se sabe o que aconteceu com as investigações da PF e tampouco o Ministério da Justiça de Dilma pressionou para que a manipulação dos cartões do Bolsa Família fosse desnudada de verdade. E por quê ? Porque outros escândalos rebentariam em várias regiões do País, desgastando o governo.



Escândalos no Alto Rio Negro



Conforme denúncias veiculadas ontem pelo jornal Acrítica, mais denúncias comprometem o programa Bolsa Família no Amazonas.



&&&&&



As novas denúncias abrangem os municípios São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel, no Alto Solimões, e São Paulo de Olivença, no Alto Solimões.

COLUNA DO ZACA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia