Política : TRÂNSITO
Enviado por alexandre em 30/03/2016 23:10:00


Projeto “Movimento Maio Amarelo” é apresentado à sociedade de Ouro Preto

Lançado nesta quarta- feira (30), em Ouro Preto do Oeste no auditório da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV o “Movimento Maio Amarelo” tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de violência no trânsito, um dos principais motivos de mortes e feridos no mundo. O objetivo do movimento é realizar Ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil organizada, discutindo alternativas que garantam a segurança viária, tanto de pedestres, como de motoristas.

Coube a pedagoga Gildete Miranda de Souza que faz parte da diretoria técnica de educação de trânsito do DETRAN/RO, fazer a apresentação do projeto “Maio Amarelo” que é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Gildete explicou que o objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Cabe ressaltar que são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são os primeiros responsáveis por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano, ou um percentual entre 1% e 3% do produto interno bruto de cada país.

Estiveram presente a reunião a secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV, Maria Araujo de Oliveira, chefe da 7ª Ciretran, Wagner Roberto Almeida, coordenadora Regional de Educação, Marivone Resende de Araujo, secretário municipal de Educação, Paulo Bicalho, vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, José Luiz Valdir Chaves, Luiz Carlos Sorroche, representando o deputado estadual Marcelino Tenório e a vereadora Ivone Vicentin.

Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia