Política : Polícia Comunitária
Enviado por alexandre em 16/02/2011 11:46:05



Polícia Militar de Ouro Preto lança projeto pioneiro em parceria com mototaxistas

A Polícia Militar de Ouro Preto do Oeste, representada pelo tenente - PM Paulo Henrique da Silva comandante interino da 3ª Cia de policiamento Ostensivo, esteve reunida na noite de terça-feira (15) no plenário da Câmara municipal com a classe de mototaxistas objetivando uma parceria dentro do conceito “Polícia Comunitária”, a ferramenta para o combate ao crime. Cerca de 150 profissionais estiveram presente a reunião que contou ainda com a participação do chefe da 7ª Ciretran Wagner Roberto de Almeida, o vereador Dr. Deraldo (PT), imprensa e demais convidados.

Segundo o comandante da 3ª Cia, oficial – PM Henrique, as ações tratadas na reunião serão estendidas a todas as cidades circunvizinhas sob a jurisdição da 3ª Cia PO, assim como a parceria será feita com outras classes de trabalhadores. Em Ouro Preto, a ação servirá de Projeto Piloto para a implantação nos demais municípios, como preceitua a Filosofia de Polícia Comunitária que é a fusão entre população e as instituições de segurança pública e defesa social.



Baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas e morais, tudo com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida.

Na visão do comandante, os mototaxistas estão sempre circulando pelas ruas e bairros das cidades, eles podem auxiliar a polícia quando perceberem movimentações suspeitas de pessoas, e prestarem informações como cidadãos também responsáveis pela segurança.

Segurança de fato só existe se o agente de segurança pública (toda força policial) se fizer presente fisicamente e envolvido socialmente, pois de qualquer outra forma o resultado será uma segurança ineficiente. E certamente o cidadão de bem quer uma segurança pública eficiente, participativa que esteja junto a comunidade”, disse o oficial –PM Henrique, assegurando que uma das determinações do comandante geral da PM coronel Paulo Figueiredo em consonância com o secretario de Segurança delegado Marcelo Nascimento Bessa é aproxima cada vez mais o policial (militar e civil) do convívio social.

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia