Mais Notícias : A oposição recorre ao Supremo pelo impeachment
Enviado por alexandre em 08/03/2016 09:40:46

A oposição recorre ao Supremo pelo impeachment

A oposição vai hoje ao Supremo Tribunal Federal, às 16 horas, pedir para retomar e acelerar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Além de obstruir votações no plenário até que seja instalada a comissão que vai analisar o processo, um grupo de deputados pediu audiência com o presidente Ricardo Lewandowski, para falar sobre o assunto. Os parlamentares esperam que o Supremo publique o acórdão do julgamento do rito do impeachment o quanto antes, para que a comissão possa ser instalada.

A Corte terá que julgar os recursos apresentados por Cunha. Mesmo à mercê do ritmo que será adotado pelos ministros do STF, a avaliação de líderes de partidos como o PSDB e o DEM é de que a oposição não pode desperdiçar este momento de fragilidade do Governo e precisa agir unida para levar a discussão sobre o afastamento de Dilma ao plenário.

Surge nova cobertura usada por Lula e alugada pelo amigo

Segundo reportagem do jornal Estado de São Paulo, o ex-presidente Lula, morador da cobertura número 122 do edifico Hill House, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, também usa o imóvel em frente ao dele, no número 121, que pertence a um primo do pecuarista José Carlos Bumlai. A propriedade foi alvo de busca e apreensão na 24ª fase da Operação Lava Jato depois que o síndico do prédio disse aos policiais federais que o apartamento pertencia ao petista.

O ex-presidente é suspeito de ter ocultado patrimônio e ter recebido dinheiro de empresas envolvidas no escândalo de corrupção do petrolão. O aposentado Glaucos da Costa Marques, primo de Bumlai, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que a cobertura é usada por Lula desde seu primeiro mandato, em 2003. De acordo com ele, o PT pagou pelas despesas do imóvel até 2007, sob a justificativa de que era para guardar o acervo que ele doou ao partido. No segundo mandato, o governo assumiu os custos com a justificativa de que era necessário para a segurança do então presidente.

PDT faz desagravo a Lula

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, convocou a executiva nacional do partido para encontro de desagravo ao ex-presidente Lula daqui a pouco, na sede do partido em Brasília, que fica bem próxima ao Congresso. Para Lupi, foi legal a condução coercitiva de Lula pela Polícia Federal, na última sexta-feira, na operação Lava Jato. O presidente do PDT foi ministro do Trabalho durante o Governo Lula e parte do primeiro Governo da presidente Dilma.

Cunha alvo de terceiro inquérito

O ministro Teori Zavascki autorizou a abertura de um terceiro inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no âmbito da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras. Zavascki atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que quer saber se o deputado cometeu crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Por meio de mensagem de texto, Cunha afirmou que não conhece a peça da PGR e que por isso não tem como se manifestar. "Deixarei para os advogados se manifestarem", disse.

Grampo na casa de Lula

Um grampo foi encontrado na casa do ex-presidente Lula após operação da PF, segundo o Diário do Centro do Mundo. De acordo com o post do jornalista Kiko Nogueira, uma das pessoas que estiveram no apartamento do ex-presidente Lula depois da operação da Polícia Federal na sexta-feira, dia 4, contou ao DCM que um grampo foi encontrado no sofá. “O dispositivo de escuta foi localizado após uma varredura no imóvel — algo realizado com frequência tanto na casa em São Bernardo do Campo quanto no Instituto Lula, no bairro do Ipiranga. Não se sabe a procedência do grampo, quando exatamente ele foi instalado e se é legal — ou seja, autorizado por um juiz”, diz

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia