Regionais : Indicado pelo PTB para ajudar Cunha, Capixaba renuncia ao Conselho de Ética
Enviado por alexandre em 16/02/2016 12:33:37


BRASÍLIA - Indicado pelo PTB no Conselho de Ética na expectativa de ajudar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) renunciou na manhã desta terça-feira à função. A desistência já foi protocolada no Conselho.

Ele tinha sido indicado pelo líder Jovair Arantes (PTB), um dos principais aliados do presidente da Câmara, para a vaga de Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que vinha votando contra Cunha. Faria de Sá afirmou que renunciou ao Conselho no início do mês a pedido do partido. Nas votações das quais o deputado paulista participou, Cunha perdeu por 11 votos a 9, como no caso da admissibilidade do processo. Essa votação, porém, foi anulada pelo vice-presidente da Câmara, Valdir Maranhão (PP-MA), outro aliado de Cunha.

Capixaba decidiu desistir da indicação alegando compromissos políticos no estado, uma vez que presidente o PTB de Rondônia. O parlamentar explicou, por meio de sua assessoria, que não teria tempo para atuar no Conselho já que é um líder municipalista e se dedicará prioritariamente às eleições de outubro deste ano. Capixaba teria sido indicado sem que tivesse ocorrido uma conversa prévia com o líder.

Capixaba é réu em dois processos no Supremo Tribunal Federal (STF) relativos à Operação Sanguessuga da Polícia Federal, que investigou fraude na compra de ambulâncias. O deputado responde por crime contra a lei de licitações, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Segundo o Ministério Público Federal, um grupo de parlamentares, do qual Capixaba fazia parte, viabilizava a aprovação das emendas e intercedia nas prefeituras para direcionar as licitações para as empresas do grupo liderado pelos empresários Luiz Antônio Vedoin e Darci Vedoin, donos da Planam, vencerem as disputas. Os parlamentares recebiam propina para participar do esquema.

A defesa do parlamentar alegou, nos autos de um dos processos, que ele não teve qualquer relação com a licitação e que o fato de o deputado ter apresentado emenda em favor do município

AGÊNCIA O GLOBO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia