Mais Notícias : A mulher de César
Enviado por alexandre em 16/02/2016 11:42:16

A mulher de César

Postado por Magno Martins

Hélio Scwartsman - Folha de S.Paulo

Lula está sendo injustiçado? A presidente Dilma Rousseff acha que sim, mas há controvérsias. Para os antipetistas mais contumazes, o ex-mandatário tem é sido beneficiado. Se fosse um cidadão qualquer, alegam, já teria há tempos sido preso em algum dos braços da Operação Lava Jato.

Não vou entrar nessa bola dividida. Lula não está acima de qualquer suspeita, mas também não pode ser considerado culpado por transitividade. Se autoridades têm algo contra ele, precisam apresentar uma acusação concreta e dar-lhe a oportunidade de defender-se. Isso, é claro, vale para o plano judicial. No plano político, as coisas são bem mais cinzentas.

Aqui, o fato de Lula ser quem é atua tanto contra como a favor do ex-presidente. Contra, porque ele se tornou o troféu mais cobiçado das investigações. Deve haver uma fila de policiais e promotores dispostos a enquadrá-lo em algum ilícito e, com isso, alterar os rumos da política nacional pelos próximos anos. Mesmo que não se chegue a nada conclusivo, o desgaste da imagem de Lula já produz algum efeito eleitoral.

A favor, porque todos os que estão à caça de Lula sabem que qualquer passo em falso significará o fim de suas carreiras e se cercam de todas as cautelas imagináveis. Idealmente, deveriam ser assim cuidadosos com qualquer suspeito, mas sabemos que o mundo não funciona desse modo.

Em que sentido, então, Lula estaria sendo injustiçado? Certamente não na esfera penal, já que formalmente nada há contra o ex-presidente. No plano político, os conceitos de justiça e injustiça são bem mais traiçoeiros. Aqui já não lidamos com fatos e sim com imagens. Pior, boa parte da atividade política consiste justamente em desconstruir a imagem do adversário. Quem pretende triunfar nesse jogo não pode abrir a guarda nem oferecer pretextos aos inimigos. A mulher de César deve estar acima de qualquer suspeita, já asseveravam os romanos.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia