Regionais : Novo comandante assume 7º Batalhão da Polícia Militar em Ariquemes
Enviado por alexandre em 14/02/2016 03:42:48


No final da tarde da sexta-feira (12), houve a solenidade de troca de comando do 7º Batalhão de Polícia Militar em Ariquemes. O tenente-coronel Ariósteles Viana de Azevedo passou o comando ao tenente-coronel Edilson Crispin Dias. “Sabemos que a nação vive uma crise na segurança pública. Não é de hoje, mas muitos se voltam contra a polícia como se essa fosse a causa e a solução para os problemas do setor. Eu digo que a polícia não é a causa e nem tampouco a solução. A polícia é apenas um elo que compõe o imenso sistema de uma nação. Iniciando na família, na escola, na comunidade, passando pela polícia, pelo Poder Legislativo, Ministério Público, Judiciário, sistema prisional, a polícia é, sem dúvida, um elo muito forte. A prova cabal, inconteste, é o trabalho realizado pela polícia ao longo do tempo. Aqui no 7º Batalhão esse trabalho pode ser comprovado por alguns dados estatísticos do ano de 2015. O mérito é todo dessa tropa. Ano passado, tivemos uma redução no número de assassinatos na área urbana de Ariquemes. Em 2015, tivemos uma redução de 20% nos acidentes de trânsito na nossa cidade. Em 2014, apreendemos 57 armas de fogo. Já ano passado, foram 161 armas, um acréscimo de 182%. Em 2014, foram 44 ocorrências com apreensão de drogas. Ano passado, foram 111 ocorrências com apreensão de drogas. Um acréscimo de 150%. Este é o 7º Batalhão, que mesmo tendo sofrido uma baixa de 35 policiais em 2015, apresenta estes resultados. Hoje, com as atuais condições operacionais oferecidas pelo nosso comandante-geral, nossa capacidade já está fortalecida. Uma aeronave está à nossa disposição, além de 25 policiais de outros municípios que estão aqui, somando com a tropa do 7º Batalhão”, disse o tenente-coronel Ariósteles Viana de Azevedo, em seu discurso de despedida.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, Ênedy Dias, parabenizou o tenente-coronel Viana pelo trabalho realizado e desejou sorte ao novo comandante, tenente-coronel Crispim. “Hoje é um dia histórico para o 7º Batalhão da Polícia Militar, diante do trabalho realizado pelo tenente-coronel Viana frente ao Batalhão. Esse tempo que ele passou comandando essa tropa, como ele bem enfatizou, uma tropa de heróis, que tem dado os resultados que a comunidade tanto espera e que ele demonstrou em seu discurso, mas que sempre temos trabalho a realizar. Uma história que começa hoje com o tenente-coronel Crispim que certamente vai desempenhar o maior desafio da sua carreira. Podemos observar isso com a leitura do seu currículo. Começou como soldado na Polícia Militar, e hoje, como tenente-coronel, assume o comando de um grande batalhão. Pode ter certeza tenente-coronel Crispim, que é uma honra ser o comandante dessa unidade. Uma honra que eu também já tive quando aqui passei por três anos. Também quero agradecer a presença dos deputados estaduais Adelino Follador e Jesuíno Boabaid que estão fazendo hoje a entrega de um caminhão guincho, que é uma emenda do deputado Jesuíno, além de dois veículos para o Proerd de Porto Velho e Ariquemes, que é uma emenda do deputado Adelino”, afirmou ele.

O secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Carlos dos Reis, admitiu que a violência e a criminalidade estão altas no Vale do Jamari, mas que já há uma movimentação para resolver essas questões. “Essa solenidade se reveste de muita importância. Temos várias pessoas aqui que tentam fazer a nossa sociedade mudar no dia a dia, para que haja uma postura diante da população. Quero parabenizar o Viana pelo trabalho realizado e desejar sorte ao Crispim nesse novo desafio. Com esse histórico dentro da Polícia Militar, não tenho dúvida que ele fará que o trabalho do Viana prossiga. As parcerias continuam, representados aqui por esses veículos conseguidos por meio de emenda dos deputados estaduais para colaborar com a segurança pública que tanto necessita. Logo teremos mais policiais para fortalecer o trabalho na região, o que dará um salto muito grande. Temos uma preocupação em virtude do que vem acontecendo aqui. Nós sabemos as razões para haver tanta violência e criminalidade. Mas nós vamos trabalhar e não deixaremos que a cegueira nos impeça de trabalhar. Estive conversando com o juiz Alex para que possamos mudar esse cenário na região e eu confio no comando-geral, no comando desse batalhão, em todos os policiais que estão aqui, confio na Polícia Civil. Se ainda não temos uma quantidade suficiente, temos aquela com qualidade. E é através dessa qualidade que faremos a diferença”.

Por fim, o governador Confúcio Moura fez um apelo e pediu a colaboração de toda a sociedade para que apresente ideias e soluções para combater a criminalidade na região do Vale do Jamari. “Agradeço em nome dos municípios, o tenente-coronel Viana por ter realizado esse trabalho frente ao batalhão por meio das estatísticas apresentadas. Também desejo sorte ao tenente-coronel Crispim para que continue firme na luta. Ele que vem lá da região de São Miguel do Guaporé e agora vem colaborar aqui na região de Ariquemes. Quero saudar o Ministério Público e a Justiça pela colaboração e para que possamos criar ideias coletivas e colaborativas para que possamos enfrentar esses problemas com a ajuda de todos. Ninguém aqui tem a sabedoria para baixar esses índices de violência de maneira rápida. Isso tem que ser partilhado. Precisaremos de todos: dos pastores e padres em seus cultos e missas para que preguem a cultura da paz. Nas lojas maçônicas e nas escolas, enfim, uma lição para o enfrentamento da violência. Nós precisamos baixar o quanto antes esses índices de violência na região de Ariquemes e Porto Velho. Se conseguirmos isso, seremos o estado mais controlado do país. Isso chega ao patamar de São Paulo, que em 2015, chegou a 8.7 assassinatos por 100 mil habitantes. Mas, nós estamos na faixa de 30. Mas o Reis e os comandos das Polícias já têm metas para redução dos homicídios, roubos e furtos. Agora, vamos perseguir esses objetivos. Quero agradecer os deputados por terem repassado esses carros para a prevenção de crimes, por meio do Proerd [Programa Estadual de Erradicação das Drogas], educando os adolescentes nas escolas”, encerrou ele.

Também estiveram presentes à troca de comando do 7º Batalhão o delegado regional da Polícia Civil, Thiago Flores, os deputados estaduais Adelino Follador (DEM) e Jesuino Boabaid (PT do B), além de representantes do Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros.

Currículo

Edilson Crispin Dias tem 45 anos e é natural de Nova Aurora (PR) com união estável com Ercília de Souza Amorim. Tem formação acadêmica como bacharel em Segurança Pública na Universidade de Brasília e Polícia Militar do Distrito Federal em 1997. Também é bacharel em direito pela Ulbra de Ji-Paraná formado em 2015.

Tem curso de formação de soldado em 1990, curso de formação de sargentos em 1994, formação de oficiais PMs em 1997. Também tem capacitações como instrutor de defesa pessoal, técnico de direitos humanos, oratória, estatística e análise criminal, polícia comunitária, aperfeiçoamento de policiais.

Já foi soldado (1990), 3º sargento (1994), aspirante a oficial PM (1997), 2º tenente (1998), 1º tenente (2000), capitão (2003), major (2012) e tenente-coronel em 2015.

Foi comandante da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Ji-Paraná, comandante do GOE do 2º BPM, chefe da área de inteligência do 2º BPM, assessor militar adjunto na Assembleia Legislativa do Estado, comandante da 4ª companhia de policiamento de fronteiras (de 2012 a fevereiro de 2016).

Veja mais fotos da solenidade de troca de comando clicando aqui.
http://www.jornalrondoniavip.com.br/noticia/novo-comandante-assume-7-batalhao-da-policia-militar-em-ariquemes,geral,42244.html


Fonte:RONDONIAVIP

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia