Política : 3º SETOR
Enviado por alexandre em 10/02/2016 11:30:00


Agroindústrias terão apoio total do Governo do Estado diz, secretário George Braga
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, esteve em Ouro Preto do Oeste na oportunidade participou do encontro dos secretários regionais de Governo e manteve uma proveitosa reunião com os proprietários de agroindústrias da região central do Estado. O titular da Sepog falando em nome do governo do Estado disse que todo apoio será dado para o fortalecimento do 3º Setor o que implica em afirmar que as agroindústrias terão todo apoio oficial.

George Braga iniciou sua fala para os proprietários de agroindústrias parabenizando pela iniciativa em acreditar no potencial do nosso Estado o que prova Rondônia ser uma terra de oportunidades em franco crescimento. O secretario descreveu sobre a captação de recursos por parte Associações, cooperativas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip’s), voltadas às áreas de agroecologia e agroindústrias. Estes setores têm a oportunidade de garantir recursos não reembolsáveis para subsidiar seus projetos com subsídios de R$ 80 a 200 mil e para auxiliar nesta tarefa explicou o secretario tem a Coordenaria de Captação de Recursos na Sepog e a Gerência de Fomento ao Terceiro Setor na Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seae).

Apoio as agroindústrias

O governo do Estado dará todo apoio às agroindústrias têm hoje uma agricultura familiar em ascensão, que tem se fortalecido a cada dia e nossa a meta do governador Confúcio Moura é fortalecer cada vez o setor, assim se dirigiu aos presentes o secretario George Braga que fez a entrega dos certificados de credenciamento junto ao Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços não Exclusivos do Estado (Sispar). O produtor Ozeas Martins presidente da Associação dos Produtores de Leite da Linha 203 km 10.5 ASPROLEITE, zona rural de Ouro Preto do Oeste, disse que com o Sispar agora será possível a captação de recursos para serem investidos na referida Associação que tem 30 sócios e uma produção diária de 2.500 litros de leite. “Conversamos com o secretário (George Braga) e o mesmo vai nos apoiar no projeto que vamos apresentar que é a compra de uma ensiladeira e uma carreta de trator. Visto que o forte da nossa Associação é a produção de leite e a silagem é comida garantida para o gado no tempo da estiagem. Fazendo assim a produção de leite não cai nos meses de seca”, disse otimista o Ozeas Martins.

Outra boa noticia dada pelo titular da Sepog é quanto a liberação de um recurso na ordem de R$ 40 mil reais para ser adquiridos equipamentos para a Vitrine das Agroindústrias Regional, instalada no Shopping popular localizado as margens da BR 364, perímetro urbano da cidade, espaço cedido em regime de comodato pelo prefeito Alex Testoni. O local o consumidor poderá adquirir seguintes produtos: queijo (Laticínios Unirlac), polpas de frutas (DJ, Sabor da Fruta e Colibri), Café e Colorau (Medalha), Leite pasteurizado (Rirr) e Iogurte (Kaui e Bom Principio).

Após a solenidade o secretário George Braga acompanhado da secretaria Executiva Regional de Governo, Maria Araujo de Oliveira se deslocaram para o Laticínio Unirlac localizado na RO 470 (conhecida como Linha 81), KM 36, zona rural do município de Nova União de propriedade do empreendedor Reginaldo Lopes de Oliveira. O laticínio emprega 16 pessoas diretamente e cerca de 22 indiretamente, tendo uma produção de 10 mil quilos de queijo por mês. Para este ano de 2016 o empreendedor Reginaldo Lopes disse que vai investir na produção de outros derivados do leite como a manteiga e o doce de leite e para isso já teve o sinal positivo de apoio por parte do governo do Estado através da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto do Oeste. Reginaldo relatou ao secretario a necessidade de se fazer uma rede de alta tensão aproximadamente 800 metros em linha reta o que vai gerar mais emprego já que a produção de leite e seus derivados serão incrementados. E como resposta o secretário durante a visita esteve acompanhado de um técnico da Eletrobras Distribuição Rondônia que após verificar a área ficou acordado que a empresa irá fazer o projeto e em seguida a execução da obra em um breve espaço de tempo possível. Após a conclusão da obra o Governo do Estado estará entregando o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove) foi criado através da Lei n° 2.717/2012, com o objetivo de incentivar pequenos proprietários rurais a produzir, industrializar e comercializar os produtos sem intermediários. Com o Prove, o governo do Estado legaliza toda a documentação das agroindústrias, que podem tirar o Selo de Inspeção Municipal (SIM), o Selo de Inspeção Estadual (SIE) e o Selo de Inspeção Federal (SIF). Com essas certificações, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional.
























Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia