Brasil : OURO PRETO
Enviado por alexandre em 09/02/2016 16:50:00


PMDB tem 3 nomes a prefeito de Ouro Preto
O PMDB tem três nomes cotados para liderar uma possível chapa majoritária na disputa pela Prefeitura de Ouro Preto do Oeste. Os mais visados nos bastidores do partido são o presidente do diretório municipal Gerci Paulino, Gê do Vale das Cachoeiras, o psicólogo Pedro Paulo Carvalho e o pecuarista Zezinho Araujo, este apontado como a bola da vez em meio ao descrédito da classe política sobre tudo em Ouro Preto do Oeste.

Os três nomes ventilados todos têm bom transito em todas as camadas sociais de Ouro Preto do Oeste o que credencia o PMDB ter uma candidatura própria visando a disputa para ser o próximo inquilino do Poder Executivo municipal. Gê do Vale das Cachoeiras tem repetido seguidamente que não tem pretensão de colocar o seu nome para a disputar, mas ao mesmo tempo assegura que é um soldado do partido. O psicólogo Pedro Paulo Carvalho, já disputou duas eleições, uma como sendo vice na chapa da então candidata a prefeita pelo PT Sônia Arrabal no ano de 2008 na época o agora peemedebista estava no PRB e a outra eleição já filiado ao PMDB foi no ano de 2010, quando obteve uma pontual votação para deputado federal o que credenciou ser adjunto da Secretaria da Paz. O pecuarista Zezinho Araujo é tido como o nome que aglutina as diferentes correntes partidárias. Com um trabalho social atuante o nome do pecuarista goza de grande respeito junto a sociedade ouro-pretense, mas no entanto Zezinho Araujo vem relutando em aceitar o convite mesmo participando das costuras políticas como sendo uma voz respeitada e que sempre é emitida na realidade vivenciada e no respeito ao outros.

Zezinho Araujo ao lado de Henrique Prata foto: correio central
As discussões para formação de chapa majoritária e proporcional na maioria dos 52 municípios vão acontecer a partir de março. Ainda não há um calendário definido. Mas o governador Confúcio Moura e o senador Valdir Raupp reservam tempo nas agendas administrativas deles para análises da conjuntura política e de possíveis candidaturas majoritárias. As conversas com lideranças partidárias ocorrem de forma discreta e nas visitas que o governador tem feito pelo interior.

Pedro Paulo Carvalho e o governador do Estado Confúcio Moura
“É natural que o maior partido político do Estado queira disputar as prefeituras de Rondônia com candidaturas próprias”, repetem as duas maiores lideranças do PMDB. Eles reconhecem também que em determinados pontos do Estado o partido deverá fazer composição e ceder às cabeças de chapas para outras siglas do bloco de aliança que ajudou a eleger Confúcio Moura, governador.


No caso da disputa pela Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, o PMDB não descarta nenhuma possibilidade, pode fechar aliança com o PDT da vereadora Cleide Almeida, Pros da vereadora Rosária Helena, PRP do deputado estadual Marcelino Tenório e os vereadores Miltinho do Bar e Serginho Castilho, SD dos vereadores: Edis Farias, Geovane Fernandes, Ivone Vicentin e Peragibe Felix, além do PP, PMN e PEN, outras siglas como o PSB que tem o vice – governador Daniel Pereira como sua liderança maior e o PTB do deputado federal Nilton Capixaba o caminho natural é que faça parte do arco de aliança já que no plano estadual ambas siglas são aliada ao PMDB.

Gê do Vale das Cachoeiras (camisa azul) ladeado por Pedro Paulo e Maria Araujo FOTO: CORREIO CENTRAL

Apoio do prefeito Alex Testoni

O prefeito Alex Testoni que não pode disputar a reeleição por estar cumprindo o seu segundo mandado consecutivo é tido como o fiel da balança, mesmo com os percalços enfrentados no final do ano de 2014 e parte de 2015. Alex detém uma respeitada liderança o que implica em dizer que o seu apoio será fundamental para o nome que for escolhido pelo PMDB. Em conversa reservada Alex já sinalizou que o nome do pecuarista Zezinho Araujo tem sua simpatia já que ambos nutrem uma solida amizade.

O que diz a Lei

Sobre o fato do pecuarista Zezinho Araujo ser filho da atual vice – prefeita Joselita Araujo (PMDB), veja o que diz a lei no tocante: Elegibilidade e inelegibilidade

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

§ 7º São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição. O que implica em dizer que o nome do pecuarista Zezinho Araujo pode ser sim chancelado para a disputa desde que a vice – prefeita no caso sua genitora não assine nada como ordenadora de despesas.


Fonte: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia