Brasil : PONTE RO e AC
Enviado por alexandre em 09/02/2016 10:57:57


PONTE SOBRE O RIO MADEIRA: O SONHO DA INTEGRAÇÃO SE TORNANDO REALIDADE
Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela condução e fiscalização dos serviços, as obras avançam em ritmo intenso e sem paralisações. Toda a parte física de fundação e blocos já foi executada.



Quem fizer a rota terrestre Rio Branco (AC) – Porto Velho (RO) vai se deparar com um cenário intenso de obras que protagoniza a realização de um sonho, sobretudo para os nortistas que vivem entre o Acre e Rondônia: a integração viária entre os dois estados, que está se tornando realidade graças às obras de construção da ponte sobre o rio Madeira.


A ponte sobre o Rio Madeira interligará os estados do Acre e Rondônia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela condução e fiscalização dos serviços, as obras avançam em ritmo intenso e sem paralisações. Toda a parte física de fundação e blocos já foi executada. O contrato prevê que as obras sejam concluídas em dois anos, caso não ocorram imprevistos de natureza climática, no decorrer das obras.

Os recursos para a continuidade dos serviços estão assegurados, posto que a ponte é prioridade no orçamento da União e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Há um percentual físico e financeiro que aponta a conclusão de 34% das obras, até o momento.


Há um percentual físico e financeiro que apontam a conclusão de 34% das obras, até o momento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A construção da ponte sobre o rio Madeira é um forte componente de estratégia econômica e geopolítica para a região amazônica e o país, pois consolida a abertura dos mercados asiático e andino para a exportação de produtos.

Além disso, é o elo que falta para tirar Rondônia e Acre da condição de fim de linha da geografia brasileira, para situar no coração da logística continental, com excepcionais ganhos na redução de distâncias, economia de frete e competitividade dos preços no mercado internacional.

Fonte: agencia.ac.gov.br

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia