Mais Notícias : Operação Triplo X assusta e irrita aliados de Lula
Enviado por alexandre em 28/01/2016 09:41:06

Operação Triplo X assusta e irrita aliados de Lula

Postado por Magno Martins

Do blog de Camarotti

Aliados mais próximos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que ele virou alvo da Operação Lava Jato com a nova fase deflagrada nesta quarta-feira (27), intitulada Triplo X.

Interlocutores do ex-presidente ouvidos pelo Blog relatam que o clima é de apreensão no Instituto Lula por causa do aprofundamento das investigações da Polícia Federal (PF).

O rumo da Lava Jato, que colocou como foco o condomínio Solaris, no Guarujá, pegou de surpresa o entorno de Lula. Há uma forte contrariedade de petistas mais próximos do ex-presidente com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acusado por seus colegas de partido de não monitorar o rumo das investigações.

“Está claro que Lula virou alvo da investigação”, comentou um parlamentar da relação pessoal do ex-presidente.

Por esse relato, o próprio Lula já teria manifestado contrariedade com a Polícia Federal e convicção de que ele se tornou foco da investigação da Lava Jato.

Procuradores da operação afirmaram que todos os apartamentos do condomínio Solaris são alvo da Lava Jato na investigação de um esquema de offshores criadas para enviar ao exterior dinheiro desviado da Petrobras. Neste condomínio, a OAS havia reservado um triplex para a família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula.

“Até o nome da operação é uma referência ao imóvel que estava destinado para Lula”, enfatizou essa parlamentar.

Lula adquiriu, em 2005, com sua mulher, Marisa Letícia, uma cota de participação da Bancoop, quitada em 2010, referente ao imóvel na planta. Ao disputar a reeleição em 2006, Lula informou à Justiça Eleitoral ter pago à Bancoop R$ 47.695,38 pelo apartamento.

Lula teria preferência na aquisição do imóvel, que chegou a ser reformado pela OAS, mas abriu mão da preferência depois que o fato foi noticiado pela imprensa.

Cardozo: associar Lula e operação é especulação

Postado por Magno Martins

Da Folha de S.Paulo - Flávia Foreque

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, negou que a nova fase da Operação Lava Jato tenha como alvo o ex-presidente Lula.

"O presidente Lula não está sendo investigado e nem me parece que na investigação de hoje tenha sido determinada qualquer medida investigativa em relação à figura do ex-presidente. Portanto, qualquer das outras situações que possam estar sendo colocadas ou veiculadas são especulações absolutamente indevidas", afirmou Cardozo nesta quarta-feira (27), ao ser questionado sobre o tema.

Nesta manhã, a Polícia Federal deflagrou a fase "Triplo X" da Lava Jato, que investiga se a empreiteira OAS lavou dinheiro por meio de negócios imobiliários para favorecer o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Procuradores afirmaram que todos os apartamentos do condomínio Solaris, em Guarujá (SP), são alvo da investigação. No edifício, havia um triplex reservado para a família de Lula, que acabou desistindo do negócio.

Cardozo lembrou que o juiz Sergio Moro afirmou recentemente que o petista não é investigado. "Acho que isso está absolutamente claro pelas manifestações do próprio Judiciário e daquelas que decorrem das próprias investigações."

Nos bastidores, contudo, auxiliares da presidente Dilma avaliam que a nova fase da Lava Jato tem como objetivo "desgastar" a imagem de Lula no momento em que o governo está "fragilizado" e "tenta encontrar saídas" para a crise política e econômica do país.

Após ação da PF, Lula diz que gosta de ser provocado

Postado por Magno Martins

Da Folha de S.Paulo - Catia Seabra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reproduziu nesta quarta-feira (27) nas redes sociais o trecho de uma entrevista na qual disse que gosta de ser provocado.

A postagem, feita há quatro horas em sua página pessoal, aconteceu após a deflagração de nova etapa da Operação Lava Jato que tem como alvo os imóveis do condomínio Solaris. Entre os imóveis sob investigação, está um triplex da OAS que foi reservado ao ex-presidente Lula.

"Você sabe que eu gosto de ser provocado. Nas pesquisas todas, embora o PT tenha caído de prestígio na sociedade, nenhum deles [os outros partidos] ganhou. As pessoas estão esperando um gesto do PT", diz o trecho destacado na página de Lula.

Segundo colaboradores do petista, o ex-presidente promete reagir e estuda a possibilidade de emitir uma nota para se defender.

Nas redes, Lula postou parte da entrevista concedida a blogueiros simpáticos ao PT. Em resposta, Lula tem recebido manifestação de apoio e crítica.

SUSPEITA

O condomínio Solaris teve a construção iniciada pela Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), que foi presidida por Vaccari Neto. Em crise financeira, a Bancoop transferiu o empreendimento para a empreiteira OAS, em 2009.

Em seu despacho sobre a operação desta quarta, o juiz Sérgio Moro afirma haver a suspeita de que a empreiteira OAS "teria utilizado o empreendimento imobiliário no Guarujá para repasse disfarçado de propina a agentes envolvidos no esquema criminoso da Petrobras".

Um dos apartamentos do condomínio sob investigação pertenceria à família do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso desde abril de 2015.

O ex-presidente Lula é alvo de investigação sobre a legalidade da transferência de empreendimentos da cooperativa à OAS.

A OAS pagou por reformas feitas em 2014 no triplex reservado à família de Lula. As modificações incluem a instalação de um elevador privativo. Em novembro, a Folha revelou que a mulher de Lula, Marisa Letícia, havia desistido de ficar com o imóvel.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia