Mais Notícias : Apesar de gafes, Dilma quer manter ministro da Saúde
Enviado por alexandre em 27/01/2016 10:41:54

Apesar de gafes, Dilma quer manter ministro da Saúde

Postado por Magno Martins

Da Folha de S.Paulo – Marina Dias, Flávia Foreque e Natália Cancian

Apesar do desconforto com as declarações polêmicas do ministro da Saúde, Marcelo Castro, em meio a uma das piores crises já enfrentadas no setor, o Palácio do Planalto não pretende tirá-lo do cargo a curto prazo.

A orientação, agora, é que ele reformule as frases recentes –como a de que o Brasil perde "feio" a batalha contra o Aedes aegypti – e reforce o discurso de que todos devem se unir para eliminar o mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde também pretende reforçar o combate ao vetor em 115 cidades consideradas mais vulneráveis a novas epidemias, por meio de visitas de agentes de saúde e do Exército às residências.

O alívio temporário ao ministro tem motivação política: apesar da falta de experiência técnica, Castro é considerado um bom articulador no Congresso a favor da presidente Dilma Rousseff.

A ideia inicial é mantê-lo no comando da pasta ao menos até o fim de fevereiro, quando será eleito o novo líder do PMDB na Câmara. Mas há, entre os auxiliares da presidente, quem diga que uma substituição na pasta só ocorrerá se algum erro grave for cometido.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia