Política : FORTALECIMENTO
Enviado por alexandre em 11/01/2016 23:46:36


Governo do Estado busca fortalecer a Agroindústria Familiar para o desenvolvimento dos municípios
A titular da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto do Oeste, Maria Araujo de Oliveira esteve visitando esta semana a Agroindústria Rodrigues, localizada na Linha 202, lote 94, Gleba 27, distante 10 km do município de Vale do Paraíso. Na oportunidade o proprietário o jovem Eliverton Rodrigues Pereira explicou que trabalha com peixe e seus agregados, com uma produção mensal de 540 quilos de peixes “in natura”, sendo processados 270 quilos de tambaqui, tilápia, pintado e pirarucu que é comercializado nos municípios de Ouro Preto do Oeste e Ji – Paraná.

A secretaria Maria Araujo disse que o motivo da visita a Agroindústria Rodrigues foi para certificar a questão da regularização da mesma junto ao governo do Estado. Participar do mercado formal é bastante favorável para os pequenos empreendedores, especialmente das agroindústrias familiares, uma vez que, somente assim, poderão pleitear recursos governamentais para suas unidades de produção. O governo do Estado tem programas de apoio à comercialização dessa produção, como exemplo o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove) veio para ajudar o pequeno produtor rural a empreender comercializando o seu produto dentro e fora do estado com o devido serviço de inspeção.

Eliverton Rodrigues disse que começou no ramo há apenas um ano e seis meses e o que motivou a sua decisão foi uma visita durante a 3ª edição da Rondônia Rural Show, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação no campo e no agronegócio da região norte do país, realizada pelo governo do Estado anualmente no mês de maio no Parque de Exposição de Ji – Paraná. “Assisti uma palestra sobre piscicultura e sua potencialidade como fator econômico e o que o governo de Rondônia estava fazendo para fortalecer este seguimento. A parti deste momento decidi juntamente com minha família entrar no ramo, no inicio tivemos alguns percalços, mas agora as cosias estão clareando e certamente vamos ter o apoio do governo para consolidar o nosso projeto que é aumentar a nossa produção e abrir novos mercados consumidores dos nossos produtos”, disse bastante otimista Eliverton Rodrigues que explicou além de vender sua produção de peixes para Manaus – AM, produz, costelinha, tulipa e filé de tambaqui, filé de pintado, pirarucu e tilápia, tudo que é produzido cerca de 270 quilos tem mercado garantido nos restaurantes e lanchonetes da região central do Estado. Quem tiver interesse, pode contactar pelo telefone (69) 8451-5487 ou 9286-4434.

A secretaria Maria Araujo afirmou que o governo do Estado tem como meta para este ano de 2016 fortalecer o 3º Setor e as agroindústrias terão um papel importante para que Rondônia tenha seu lugar de destaque neste seguimento. “O governo do Estado que o agricultor fique no campo, e a agroindústria é uma alternativa viável para que isso ocorra. A agroindústria familiar é uma estratégia que pode contribuir para o desenvolvimento dos nossos municípios. Com o pequeno empreendimento local, o recurso gira no município, contribuindo com a geração de empregos e com o fortalecimento do comércio local”, pontuou Maria Araujo.

A alimentação é primordial e o agronegócio é o setor econômico que mais contribui para a sustentação do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, ou seja, o montante de riqueza que o país produz a cada ano. Sozinho, o agronegócio produziu R$ 1,174 bilhão, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), vinculado à Universidade de São Paulo (USP).












Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia