Política : QUEM DIRIA
Enviado por alexandre em 12/12/2015 01:51:53


Ouro Preto ocupa 42ª posição no ranking de transparência do MPF
Entre os meses de setembro e outubro, uma atuação coordenada pelo MPF (Ministério Público Federal) avaliou a transparência dos municípios brasileiros em seus 27 estados. O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

Ouro Preto do Oeste ocupa 42º lugar, no “Ranking da Transparência” a nível dividindo a posição com os municípios de: Ji – Paraná, Castanheiras, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia, Presidente Médici, São Felipe, Seringueiras, Urupá e Vale do Paraíso. Na região central do Estado o município melhor ranqueado foi Teixeirópolis ocupando a 8ª em seguida aparece Nova União na 10ª e Mirante da Serra na 17ª.

O projeto contemplou a análise dos portais de transparência de todos os municípios e Já o município de Nova Mamoré, ficou em 1º lugar.
O MP avaliou os sites de prefeituras e governos estaduais e analisaram o cumprimento de 14 obrigações de transparência previstas em lei e dois itens considerados boas práticas. Entre os itens avaliados estão a publicação na internet de todas as receitas e despesas, editais e resultados de licitações, e relatórios de gestão orçamentária.

Também foi checada a possibilidade de entrega de pedidos de informação de maneira presencial e pela internet. Já entre as boas práticas de transparência, a pesquisa avaliou se os sites publicam nomes e salários de servidores públicos, e se divulgam despesas com diárias e passagens. No governo estadual, Rondônia ocupa a 23ª posição, no municipal está na 12ª posição. Já Porto Velho ocupa o 20º lugar entre as capitais com mais transparência.


O resultado desse trabalho pode ser conferido, em detalhes no site www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia