Mais Notícias : Cunha já notificou Dilma sobre impeachment
Enviado por alexandre em 04/12/2015 09:41:14

Cunha já notificou Dilma sobre impeachment

Postado por Magno Martins

A presidenta Dilma Rousseff foi notificada, oficialmente, da decisão do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de aceitar o pedido de abertura de processo de impeachment contra ela por suposto crime de responsabilidade contra a lei orçamentária. Cunha enviou a mensagem após a leitura da decisão em plenário. O presidente da Câmara acatou o pedido apresentado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal, que usaram como argumento a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que rejeitou as contas do governo de Dilma Rousseff de 2014.

Na ocasião, o tribunal analisou o atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, referentes a despesas com programas sociais do governo, o que configuraria operação de crédito, além de cinco decretos envolvendo créditos suplementares assinados pela presidenta Dilma Rousseff, sem autorização do Congresso Nacional.

Segundo a Secretaria-Geral da Câmara, o ofício de Eduardo Cunha foi enviado ao ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Ricardo Berzoini. Para a presidenta, ele enviou a mensagem com cópia da denúncia, dos respectivos anexos apresentados pelos juristas e da sua decisão. (Iolando Lourenço - Agência Brasil)

Cunha crê que num governo Temer salva seu mandato

Postado por Magno Martins

Eduardo Cunha acredita que, num eventual governo de Michel Temer, poderá, com as bênçãos dele, refazer acordos na Câmara e escapar da cassação.

Dois raciocínios levaram o governo a aceitar, como queria o PT, o enfrentamento com Cunha: a convicção de que o presidente da Câmara voltaria a ameaçar Dilma no futuro e a certeza de que a crise econômica vai se agravar em 2016. "Agora há chance de escapar do impeachment. Com a crise que se prevê no próximo ano, evitar a saída da presidente seria missão quase impossível", diz um senador da sigla.

O governo convocou uma tropa de grandes juristas para uma reunião em Brasília na segunda (7). Vão discutir respostas jurídicas ao pedido de impeachment de Dilma.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia