Regionais : Seagri reúne pecuaristas para discutir adesão ao sistema de identificação e certificação em Rondônia
Enviado por alexandre em 27/11/2015 02:32:11

Seagri reúne pecuaristas para discutir adesão ao sistema de identificação e certificação em Rondônia


A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) promoveu nesta terça-feira, 24,reunião entre Pecuaristas, frigorífico e os representantes da classe produtiva estadual com o coordenador nacional do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (SISBOV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Alexandre Orio Bastos. “O propósito da reunião é de alinhar as ações para adesão de novas propriedades ao SISBOV, de modo conseguir a habilitação do estado para o mercado europeu,” acentuou o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

Alexandre Orio Bastos esclareceu que o sistema é utilizado para a identificação individual de bovinos e bubalinos em propriedades rurais que têm interesse em vender animais que serão utilizados para produção de carne para atender mercados que exigem identificação individual. “Hoje essencialmente o SISBOV estrutura o processo de garantia de exportação de carne in natura para união europeia,” explica Bastos.

Atualmente a união europeia reconhece nove estados brasileiros como habilitados a exportar carne in natura para aquele bloco econômico. “O nosso objetivo é inclui o estado de Rondônia nesse ranking de exportadores, mas para obter êxito neste processo, nós precisamos que previamente alguns produtores façam a adesãoao sistema, para que em fevereiro de 2016 a união europeia possa em inspeção realizar a vistoria,” descreveu o coordenador de agropecuária da Seagri Júlio Peres.

Segundo Padovani a pecuária de Rondônia esta atrasada em tecnologia frente à agricultura. Precisando o pecuarista adotar as tecnologias que estão disponíveis no mercado.“Isso é investimento!Quando você investe, você lucra mais. Nós não podemos com a sanidade que temos perder para o Tocantins e Distrito Federal. Iremos juntos vencer este desafio, Fiero, Idaron, Faperon, frigorífico, Mapa, Seagri e os pecuaristas,” destacou o secretário da Seagri.

Texto: Dhiony Costa e Silva

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia