Coluna Da Lara : O que estava dentro saiu e o que estava fora voltou!
Enviado por alexandre em 16/11/2015 17:15:32

O que estava dentro saiu e o que estava fora voltou!

“... estava morto e viveu de novo, estava perdido e foi achado.”
Lucas 15:32

Na terceira parábola, Jesus falou sobre uma família: pai e dois filhos. O filho mais novo, cansado das arbitrariedades aparentes de seu pai, achando que tinha condições de dirigir asua vida sozinho, decidiu pedir a parte que lhe cabia da herança.
No Oriente,os filhos poderiam reclamar sua herança com o pai ainda em vida (era constitucional), mas essa era uma atitude malvista pela sociedade, pois o filho que assim procedia estava desconfiando do pai em relação à sua honestidade quanti à partilha dos bens (não era politicamente correto).

Como o filho mais velho tinha direito de ficar com o dobro dos outros, o filho pródigo (o mais novo) levou consigo a terça parte dos bens de seu pai.
Os jovens, quando saíam de casa, geralmente iam para Roma ou Atenas, as cidades que tinham os maiores divertimentos para eles na época. O jovem, rapidamente, gastou todos os bens que o pai lhe tinha dado, achando que estava aproveitando a vida, mas se deparou com dois problemas: (a) ficou sem dinheiro e (b) houve uma grave crise financeira na região.

Nesse momento os amigos desapareceram. Ele se sentiu só. E o moço não sabia o que fazer para obter alimento. Ele passou a competir com os porcos por comida, algo impensável entre os judeus, pois não apenas não cortavam caminho quando viam um porco, mas também mudavam de rumo. Isso demonstra quão distante foi esse filho.

Mas ele resolveu voltar para casa, imaginando poder ter uma vida melhor como servo de seu pai. A caminhada foi longa. De repente, à distância, o pai identificou uma silhueta conhecida. Era o filho. O velho homem correu ao seu encontro e o acompanhou de volta para casa, colocou uma capa em seus ombros (isso representa a justiça de Jesus, que nos é oferecida gratuitamente) e pôs o anel com o selo da família em seu dedo (isso significa reintegração à sua condição de filho). O pai não permitiu que o filho entrasse em casa da maneira como veio, sujo e malcheiroso, para ser envergonhado (Deus nos cobre com Sua justiça quando decidimos voltar para casa).

Então, o pai fez uma festa. Serviu uma refeição. Ele queria dizer ao filho: “Quero que fiquemos próximos, que sejamos amigos íntimos um do outro, pois você é meu filho”. Mas a história não termina aqui. Quando o outro filho chegou à porta de casa, não entrou. Ficou triste com a volta do irmão.
Como vimos, uma das cerimônias mais importantes para o judeu era o momento de comerem juntos. Uma refeição falava de intimidade, de relacionamento. O pai procurou convencer o filho a entrar para também se sentar à mesa com ele, mas a história termina antes de sabermos a decisão que ele tomou (infelizmente, tudo indica que ele tenha escolhido não se relacionar com o seu pai, negando o convite para o jantar).
As atitudes do irmão mais velho representavam a atitude dos fariseus.

Ele estava trabalhando, sendo zeloso com o serviço do pai, mas não servia por amor e sim por obrigação. Ele acusa o irmão e se mostra como padrão de conduta. Lucas 15:12 nos mostra algo interessante: o pai repartiu a herança entre os dois filhos, e não deu a parte apenas do caçula. Ou seja, o filho mais velho também havia recebido a sua parte na herança. Mesmo assim, ele reclamou de não ter recebido nada.
Lição da terceira parábola: o filho que estava dentro saiu, o filho que estava fora voltou (há publicanos ou perdidos dos dias de hoje que se salvarão e há fariseus ou ‘salvos’ modernos que perderão a salvação).

Não existe diferença entre aquele que está fora ou aquele que está dentro, se não tiver comunhão com o Pai. Qual é a verdadeira religião de Jesus? Comunhão e intimidade, como em uma refeição.

(ERTHAL, 2012, P. 40 e 41)
Princesa do Senhor

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia