Mais Notícias : Datafolha: deputados querem renúncia de Cunha
Enviado por alexandre em 30/10/2015 10:52:43

Datafolha: deputados querem renúncia de Cunha

Postado por Magno Martins

Da Folha de S.Paulo – Ricardo Mendonça

Pesquisa Datafolha feita com 324 deputados mostra que quase metade dos entrevistados (45%) entende que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deveria renunciar ao cargo. Para 25%, ele deve permanecer. E 30% não se posicionaram sobre essa possibilidade.

O peemedebista é investigado na Operação Lava Jato, acusado de manter contas secretas no exterior com dinheiro proveniente de corrupção –o que ele nega. Em público, Cunha repete que nem cogita a possibilidade de renúncia.

O cuidado dos deputados em relação ao tema fica evidente quando eles são confrontados com a hipótese de ter de votar pela cassação de Cunha. Mais da metade (52%) não se posicionou nessa questão. Pouco mais de um terço (35%) disse que votaria a favor da cassação do peemedebista. E 13% votariam conta.

O levantamento, que ouviu 63% dos deputados, foi feito entre 19 e 28 de outubro.

IMPEACHMENT DE DILMA

O Datafolha também investigou as opiniões de deputados e senadores a respeito da possibilidade de um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Os resultados sugerem que nem a oposição nem o governo teriam garantidos os votos necessários para decidir a abertura de um processo de afastamento da petista se a questão fosse levada ao plenário da Câmara.

PT e PSDB divididos sobre legitimidade de Cunha

Postado por Magno Martins

Integrantes da oposição estão rebatendo os argumentos dos setores do PT que questionam a legitimidade do presidente da Câmara investigado, Eduardo Cunha, para comandar um processo de impeachment – a ala majoritária do PT capitaneada por Lula, como se sabe, está em trabalho de campo para salvar o peemedebista da cassação.

Segundo os oposicionistas – que também estão em crise de identidade quanto a apoiar ou não Cunha –, quando o presidente da Casa pauta projetos de interesse do governo ele é um presidente legítimo aos olhos da bancada petista e do Planalto.

Também foi legítima sua atuação arquivando mais de uma dezena de pedidos de impeachment, sob esta ótica.

Por isso tucanos e democratas questionam: só não vai ser legítimo se abrir o impeachment? (Vera Magalhães - Veja Online)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia