Política : SETOR PRODUTIVO
Enviado por alexandre em 29/09/2015 11:10:00


Parceria do Governo do Estado e Prefeitura de Ouro Preto foca "Vitrine para os produtos das agroindústrias familiar"

Fortalecer as agroindústrias familiar da região central do Estado é este o foco da parceria envolvendo o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria  de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), através da Secretaria Executiva Regional pólo Ouro Preto do Oeste  e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) com a Prefeitura do município. Na manhã desta segunda-feira (28), na sede da Secretaria Executiva Regional tendo a frente a titular Maria Araujo de Oliveira e o engenheiro agrônomo da Emater Elias Monteiro houve uma reunião com os proprietários das agroindústrias: Anderson Rogério Saiter, Renato Vilela, Damião Geraldo de Oliveira, Pedro de Paulo Ardison, Roberto Trindade Resende, Reginaldo Lopes de Oliveira e Uendel Lugon Vieira, o foco principal da mesma é a criação de uma vitrine com os produtos da região.

De acordo com a secretaria Executiva Regional Maria Araujo, esta é uma oportunidade para divulgar a diversidade e qualidade dos produtos, bem como promover a integração das agroindústrias junto ao consumidor final. Para que o projeto ganhasse corpo segundo Maria Araujo foi de fundamental importância a parceria com a Prefeitura do município através do gestor público Alex Testoni, que já sinalizou positivamente com um espaço localizado no Camelódromo da Praça dos Três Coqueiros. O deputado estadual Marcelino Tenório é parceiro deste projeto através de seus projetos e emendas parlamentares direcionados ao setor produtivo mola mestre da economia do Estado de Rondônia.

Para o proprietário da Agroindústria Unirlac (produtos derivados do leite) localizada na RO 470, linha 36, zona rural do município de Nova União, Reginaldo Lopes de Oliveira, a vitrines com os produtos vai fomentar o crescimento das agroindústrias gerando possibilidade de trabalho e mais renda, agregando valor às atividades rurais e aos produtos artesanais produzidos na região.


O Governo do Estado de Rondônia vem valorizando a agroindústria familiar incentivando a família rural a sair do anonimato através da organização em associações e cooperativas, viabilizando sua qualificação e agregando valor ao produto. Este foco de política pública, segundo explicou a secretaria Maria Araujo leva o consumidor a reconhecer as especificações e qualidades do produto da Agroindústria familiar. Sempre com respeito à cultura, às tradições, o saber local e a compreensão do meio rural como meio de vida. São caminhos que resultarão na produtividade de cada município, desenvolvimento da economia.

Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia