Regionais : Comissão relata falta de cardiologista pediátrico no Estado
Enviado por alexandre em 23/09/2015 01:13:44

Comissão relata falta de cardiologista pediátrico no Estado

 

Durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso, desta terça-feira (22), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o presidente, deputado Airton Gurgacz (PDT), destacou a visita do diretor do Hospital Infantil Cosme e Damião, Sérgio Pereira, ao seu gabinete.

 

O parlamentar informou que o diretor solicitou providências quanto ao aumento alarmante da violência contra crianças entre os anos de 2010 e 2014. Segundo Pereira, de 475 casos notificados, destacam-se os maus tratos, abuso sexual e negligência.

 

O diretor do Cosme e Damião também relatou as dificuldades encontradas no atendimento às crianças como o número insuficiente de conselheiro tutelar, ausência de um centro de atenção psicossocial infantil, insuficiência de especialista em psiquiatria infantil e a falta de peritos do IML, que segundo ele, não se deslocam até a unidade hospitalar.

 

Uma reunião para toda a comissão ouvir o diretor Sérgio Pereira e definir ações para atender as necessidades do Cosme e Damião será marcada para a próxima semana.

 

Airton Gurgacz disse, ainda, que recebeu ofício do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, pedindo providências quanto a falta de médico pediátrico nas especialidades de cardiologia e neurologia pediátrica.

 

O presidente da comissão disse que solicitou informações quanto a ausência dos profissionais mencionados no ofício e como resposta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a situação da neurologia pediátrica já havia sido solucionada através de empresa terceirizada.

 

“Mas a situação da falta de cardiologista pediátrico continua sem solução”, salientou Airton Gurgacz.

 

O deputado Só na Bença (PMDB) sugeriu que a comissão procure secretário da Sesau, Williames Pimentel, para a busca de soluções que visem atender o Poder Judiciário no que se refere a falta de especialistas em cardiologia infantil no Estado.

DECOM ALE/RO

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia