Política : MULHER
Enviado por alexandre em 18/09/2015 01:10:00


SEAS realiza primeira Conferência Regional de políticas públicas para as mulheres em Jaru
A I Conferência Regional de Políticas para Mulheres, realizada nesta última quinta - feira (17), no município de Jaru, debateu o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”. O evento foi uma ação entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), prefeitura municipal de Jaru, por meio da Secretaria de Ação Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além do município anfitrião houve a participação de: Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Ji-Paraná, Presidente Médici, Urupá, Alvorada do Oeste, Teixeirópolis Mirante da Serra, Vale do Anari e Machadinho do Oeste.

A abertura teve a presença da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos Ferreira, prefeita de Jaru Sônia Cordeiro, presidente do COMDIM, Daiane Dias e outras autoridades constituídas. Os participantes assistiram palestras que abordaram políticas públicas e a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais e federativas, além de apresentações culturais.

Para a titular da Seas, além de promover o debate, as conferências descentralizam e democratizam a discussão de políticas públicas. “Com a participação dos municípios que compõem a regional de Jaru estamos desenvolvendo iniciativas e seguindo um calendário que contempla várias ações com foco nas políticas públicas para a mulher”, pontuou.

Valdenice disse ainda que todas as discussões que pautarão esta e as próximas conferências, inclusive a estadual e a nacional, vão incorporar e abranger as dimensões de classe, gênero, etnia, raça, geração, orientação sexual e identidade de gênero, pessoas com deficiência e participação da mulher nos espaços de poder.

“Essas conferências regionais são fundamentais não somente para as mulheres, mas também para a população de em geral porque possibilitam uma reflexão sobre políticas públicas, sobretudo quando conseguem reunir representantes da sociedade organizada e os gestores dessas políticas”, observou.

Para a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (COMDIM), Daiane Dias apesar das conquistas, as mulheres precisam continuar lutando por seus direitos, “Ainda sofremos violências de ordem psicológica e física, preconceito, por isso entendemos que precisamos nos ajudar,” afirmou.

As conferências regionais possuem quatro eixos de discussão acerca das políticas públicas para as mulheres: 1) Conselhos de direitos da mulher: avanços e desafios; 2) Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; 3) Sistema nacional de política para as mulheres - subsídios e recomendações e 4) Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações. De cada eixo sairão propostas que vão subsidiar a 4ª Conferência Estadual que será realizada em Porto Velho no período de 7 a 8 de dezembro próximo. Ao final foram eleitas as delegadas que cada município participante que vão para a etapa estadual











Fonte
Texto: Alexandre Araujo
Fotos: Alexandre Araujo
Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia