Mais Notícias : Mais prazo para Bicudo esquentar o impeachment
Enviado por alexandre em 16/09/2015 09:26:06

Mais prazo para Bicudo esquentar o impeachment

O jurista Hélio Bicudo irá inserir manifestações do procurador do Tribunal de Contas da União, Julio Marcelo Oliveira, no pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff elaborado por ele e pela advogada Janaina Paschoal. A atitude ocorre devido à extensão de prazo de dez dias, concedida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Entre os trechos inseridos está o que afirma que houve fraudes orçamentárias que propiciaram a pedalada financeira. As informações são da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

As dotações orçamentárias dos ministérios da Agricultura e das Cidades serão analisadas pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão irá verificar se a falta de pagamento de R$ 274,4 milhões em taxas à Caixa Econômica Federal infringiu a Lei de Responsabilidade Fiscal.


Ciro entra no PDT: disputa lugar de Dilma em 2018

Da Folha de S.Paulo – João Pedro Pitombo

Ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes assina nesta quarta-feira (16) em Brasília a ficha de filiação ao PDT com o objetivo de fazer o novo partido crescer rumo a um projeto presidencial em 2018. Ele e o irmão Cid Gomes articulam a filiação de pelo menos dez deputados federais ao PDT, sendo quatro deles da bancada cearense e o restante de outros Estados, sobretudo do Nordeste.

O plano conta com a bênção do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e visa encorpar a bancada federal do partido – hoje com apenas 19 deputados –, dar mais tempo de TV à sigla e verbas do fundo partidário.

"Temos a expectativa de fazer o partido crescer. Com a chegada do Ciro, vamos deixar claro para o mundo político que estamos articulando um projeto nacional para 2018", afirma Carlos Lupi.

A aliados, Ciro tem afirmado que analisa "com carinho" a possibilidade de disputar o Planalto pela terceira vez. Procurado, Ciro não falou sobre o assunto. Além de Ciro, Cid e o senador Cristóvão Buarque são citados como possíveis candidatos.


Jarbas: "Eventual gestão Temer deve incluir PT"

Josias de Souza

Defensor do encurtamento do mandato de Dilma Rousseff, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) adicionou o PT no seu discurso. “Qualquer solução, seja por renúncia ou por impeachment, vai dar em Michel Temer. A situação é grave. Será necessário compor um governo de coalizão. E Temer precisará cercar-se do que há de melhor nos partidos, inclusive no PT. Penso que o PT tem de ser convidado formalmente a integrar o governo.”

Jarbas recorda que o PT hostilizou Luíza Erundina, hoje filiada ao PSB, quando ela aceitou participar do governo Itamar Franco, nas pegadas do impeachment de Collor. Mas faz uma distinção entre os dois períodos. Avalia que, hoje, o PT está “enfraquecido demais” para impor dificuldades a quadros partidários que se disponham a colaborar numa fase pós-Dilma.

Aliado tradicional dos tucanos, Jarbas critica o PSDB por defender a saída de Dilma e, simultaneamente, sinalizar a intenção de não participar de um eventual governo de transição chefiado por Temer. “Se a crise tem um desfecho até o final do ano, serão três anos de governo pela frente. É uma travessia muito grande. Não se pode simplesmente lavar as mãos.”

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia