Regionais : JARU – Câmara de Vereadores anula ato que afastou prefeita e recomeça tudo novamente
Enviado por alexandre em 09/09/2015 09:50:39


Um requerimento apresentado pelo vereador José Augusto (Pros) nesta terça-feira (09) durante a tumultuada sessão ordinária da Câmara Municipal de Jaru e aprovado por 10 votos a 5, cancelou o ato que culminou com o afastamento da prefeita Sonia Cordeiro (PT).

Além dos três vereadores do PT, Benildo Márcio, Josemar da 34 e Professor Evaldo, votaram contra a aprovação do requerimento os vereadores Antônio Pereira Cabral, o Tonhão (PSC) e Edimilson Batista, o Edimilson da 17 (PRP).

O objetivo é recomeçar todo o processo de tramitação da Comissão Especial, que após votação foi transformada em Comissão Processante e resultou no afastamento da chefe do Executivo Municipal, sendo respeitado desta vez todo o rito exigido para evitar que, em caso de novo afastamento, a prefeita consiga na Justiça por força de liminar o direito de retornar ao cargo.

A Comissão Processante apura suposta adulteração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) feito pelo Ministério Público, onde o período de uso dos veículos de transporte escolar teria sido adulterado de 12 para 16 anos.

Após o afastamento, a prefeita Sonia entrou com Mandado de Segurança na Justiça alegando que a Câmara Municipal não concedeu espaço para defesa e o juiz de Direito deferiu seu pedido.

Agora a prefeita deverá ser notificada durante a semana e deverá apresentar sua defesa pessoalmente ou através de advogado na sessão ordinária da próxima segunda-feira (14). Ela terá 15 minutos, podendo pedir mais 15, para apresentar sua defesa e então os vereadores deverão votar pela aprovação ou não da criação da Comissão Processante, que caso seja aprovada por pelo menos dois terços dos votantes, automaticamente ocorrerá novo afastamento da prefeita por um período de 90 dias.

CPI DO LEILÃO

Nesta terça-feira o presidente da CPI que apura possíveis irregularidades na realização do leilão público de bens inservíveis realizado pela atual Administração Municipal, Moisés Soté (PDT), notificou a prefeita Sonia, que terá prazo de 15 dias para apresentar defesa naquela casa de leis.

Após encerrado o prazo de defesa, os vereadores deverão votar pela cassação ou não da prefeita.

Fonte: Anoticiamais

Autor: Flávio Afonso

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia