Mais Notícias : Dilma e Cunha vão se reunir hoje no Planalto
Enviado por alexandre em 01/09/2015 09:29:12

Dilma e Cunha vão se reunir hoje no Planalto

Da Folha de S.Paulo – Marina Dias

A presidente Dilma Rousseff e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), devem se reunir nesta terça-feira (1) no Palácio do Planalto. Será o primeiro encontro dos dois desde julho, quando Cunha anunciou publicamente seu rompimento com o Palácio do Planalto. Segundo o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), a reunião deve acontecer às 15h. 

Desde que foi eleito presidente da Câmara, em fevereiro deste ano, o peemedebista tem liderado importantes derrotas para o governo na Casa e, após ter sido acusado pelo lobista Júlio Camargo de receber US$ 5 milhões de propina no esquema da Petrobras, diz que é perseguido pelo Planalto. Segundo ele, o governo Dilma trabalha para incriminá-lo na Operação Lava Jato.

De lá para cá, o clima entre Dilma e Cunha só piorou, mas a presidente espera conseguir apoio do ex-aliado na construção de "saídas para o rombo fiscal", assim como pediu a deputados e senadores da base nesta segunda-feira (31). O governo apresentou a proposta de Orçamento da União de 2016 com déficit primário de R$ 30,5 bilhões, o que representa 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto).

Dilma fez um apelo aos parlamentares e pediu que eles apresentem medidas de aumento para a arrecadação do governo. A presidente desistiu de recriar a CPMF, o chamado imposto do cheque, depois da repercussão negativa que a discussão causou entre políticos e empresários e pretende dividir o ônus do possível surgimento de novos tributos com o Legislativo.

No ar & no chão: o novo super-ministério de Dilma

Leandro Mazzini - Coluna Alvorada

O primeiro esboço da reforma administrativa na Esplanada traz a fusão da Secretaria de Aviação Civil (SAC) com o Ministério dos Transportes, e Eliseu Padilha à frente da pasta – o plano B é o ex-vice governador do DF Tadeu Filippelli.

 

Ambos são aliados de confiança do vice-presidente da República, Michel Temer. Nesse plano, Temer e o PMDB se fortalecem na Esplanada.

O ministro da SAC, que assumiu o papel da Articulação do Planalto, está bem na fita com a presidente Dilma. Caso venha a se concretizar o plano, Padilha será alçado a super-ministro da infraestrutura aérea e terrestre, mas após a escolha de um eventual novo articular político, que tenha trânsito suprapartidário.

Padilha é o nome citado porque já foi ministro dos Transportes no Governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1997 e 2001.

Esse é o plano A. Mas há também o B, porque o desafio do Planalto é destituir o PR do comando dos Transportes e do bilionário Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, com obras bilionárias nas rodovias.


Pau em Levy

Joaquim Levy está tomando pancada de todos os lados, mas ainda surgem apoios aqui e ali.

Luiz Fernando Furlan, por exemplo, se preocupa também com os ataques sofridos por Levy vindos do setor empresarial. Diz Furlan, hoje no conselho da BRF:

- O Levy ainda é a única luz no fim do túnel no campo econômico do governo, um nome que sempre inspirou a confiança do setor produtivo e é a garantia de credibilidade do Brasil no exterior. Desgastar Levy é correr o risco de voltar à estaca zero no caminho para sair da crise.

A propósito, Abilio  Diniz foi aplaudido no meio da fala no evento Exame Forum 2015, qrealizado ontem em São Paulo,  ao sugerir que Lula, FHC e Michel Temer entrem numa sala e de lá só saiam quando tiverem um acordo para gerir a crise, sem pensar no interesse de cada um ou dos seus respectivos partidos.

Em seguida, defendeu Joaquim Levy.

E Dilma? Ela foi ignorada por Abilio.          (Lauro Jardim - Veja)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia