Mais Notícias : PDT adota duas cobras
Enviado por alexandre em 19/08/2015 08:50:41

Coluna da quarta-feira

   PDT adota duas cobras

O ex-ministro Ciro Gomes e o irmão Cid Gomes, ex-governador do Ceará, confirmaram, ontem, o ingresso no PDT com um único objetivo: a disputa presidencial. Cid, fora da mídia, trabalhando na Ferrovia Transnordestina, lançou o nome do irmão para disputar o Palácio do Planalto.

Ex-ministro da Educação, Cid deixou o Governo Dilma depois de afirmar numa palestra que o Congresso estava podre e recheado de oportunistas. Foi convocado para dar explicações no plenário da Câmara e lá reafirmou tudo que disse, sendo demitido sumariamente por Dilma para não criar problemas do Governo com a sua base no Congresso.

Segundo o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, os últimos detalhes da entrada de Ciro e Cid foram negociados em almoço realizado na última quarta-feira, 12, em Brasília, que também contou com a participação de integrantes do grupo dos Gomes. “Cid e Ciro não fizeram nenhuma exigência, só colocaram algumas preocupações pontuais referentes à disputa local, mas que serão resolvidas sem problemas", disse o dirigente pedetista.

Considerados como as principais lideranças do Pros no Ceará, Cid e Ciro Gomes se queixam da condução do partido criado em 2013. Entre os problemas apontados está o processo de filiação normalmente feito pelas comissões nacional, estaduais e municipais. No Pros, após mudança no regimento interno ficou determinado que qualquer filiação só pode ser feita passando pela direção nacional, tal medida estaria causando descontentamento nos diretórios estaduais.

Apesar dos avanços nas negociações, a tendência é que um possível desembarque dos deputados federais, que fazem parte do grupo dos Gomes, não ocorra neste momento, uma vez que os parlamentares correriam o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. "Neste caso, a nossa expectativa é que se vote a proposta no Congresso que abre a janela para mudança de partidos", afirmou Lupi.

Lupi está animado com o reforço de Cid e Ciro, mas não sabe ou sabe mais finge o problemão que está caindo no seu colo. Os irmãos Gomes são uns tremendos pavios curtos, não têm estabilidade emocional, já passaram por várias legendas, criando todo tipo de problema porque têm ego infinito. Acham que o mundo giro em torno do umbigo deles!

DISCURSO– Do marqueteiro Marcelo Teixeira, da Makplan: “Discordo que a oposição não tenha um discurso único para o momento, pelo fato de FHC, Serra e Jarbas defenderem a renúncia de Dilma, Aloysio Nunes o Impeachment e Aécio a anulação de votação de Dilma ou da eleição, empossando ele ou realizando novas eleições. De um jeito ou de outro, todo caminho dá na venda. Outrossim, é falso dizer que o deputado Jarbas Vasconcelos está defendendo a renúncia de Dilma para o PMDB ficar com a presidência da República, do Senado e da Câmara. O deputado tem, veementemente, discursado pela saída de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara e ainda desde o mandato de senador que também foi dissidente do Renan. Coerência, Jarbas tem de sobra”.

Dinheiro em caixa – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o novo prefeito de São Lourenço da Mata, Gino Albanez (PSB), disse que trabalha há 18 anos com o ex-prefeito e agora diretor da Arpe, Ettore Labanca, e por isso mesmo conhece a situação da gestão pública municipal como a palma da sua mão. Informou que Labanca deixou recursos em caixa para dar andamento aos projetos e iniciar o calçamento de pelo menos 80 ruas.

Campanha antecipada– Aproveitando o gancho da campanha de filiação partidária ao PR, o presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira, espalhou a maioria dos outdoors em Jaboatão. Dizem que foram mais de 40, com a frase “Queremos você com a gente”. Uma mensagem subliminar à campanha eleitoral de 2016, onde pretende disputar a sucessão do prefeito Elias Gomes numa aliança com partidos nanicos. 

Missão quase impossível– Ao voltar a Pernambuco, com agenda em Cabrobó na próxima sexta-feira, Dilma tenta reverter o drama da sua queda no Nordeste. Segundo pesquisa do Datafolha, apenas 10% dos entrevistados avaliam o Governo ótimo ou bom enquanto os índices de ruim ou péssimo chegam a 66%. Na semana passada, já dentro desta estratégia, Dilma esteve em Salvador participando da entrega de residências do programa Minha Casa, Minha Vida.

Até quando, Dilma? – Do ex-deputado federal Osvaldo Coelho (PFL), em artigo sobre a indiferença do Governo Dilma com o semiárido nordestino: Até quando a ação política não deve servir preferencialmente aos muitos ricos? Até quando vai entender que uma federação não pode conviver com Estados muito fortes e Estados muito fracos? Até quando o Rio São Francisco não será uma hidrovia? Até quando as águas subterrâneas das áreas sedimentares do Piauí continuarão inexploradas para a irrigação? Até quando o Brasil vai pensar que os problemas do semiárido é problema do Nordeste e não uma obrigação do Brasil? Até quando, Senhor Deus, uma Pátria abrigará uns muito felizes e outros desgraçados!

CURTAS 

INDO PARA O PT– Ex-presidente da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, o vereador Fernando Aragão, ex-PROS, está de malas prontas para ingressar no PT. Integrante do grupo do senador Humberto Costa, Aragão faz a travessia para disputar a Prefeitura nas eleições do ano que vem. Ele é, hoje, o candidato mais forte da oposição, segundo pesquisa da Naipes Comunicações e Marketing.

BRIGA SERTANEJA– A instalação do Hospital Geral do Sertão, prometido desde a época de Eduardo e promessa da campanha de Paulo Câmara, não saiu ainda do papel, mas já virou uma disputa política na região. O projeto iria para Serra Talhada, mas Afogados da Ingazeira também está no páreo por pressão do prefeito José Patriota, presidente da Amupe. E Arcoverde também!

Perguntar não ofende: Quanto foi mesmo a bolada que Lula já embolsou em palestras?

Cunha será alvo do PT na manifestação de amanhã

Enquanto o governo assopra, o PT morde: Cunha será alvo dos atos de quinta, organizados por movimentos sociais e sindicatos, com o apoio do partido.  Antes de definir o roteiro do ato em São Paulo, que sai do Largo da Batata rumo à avenida Paulista, a organização cogitou terminar a manifestação em frente à sede da Rede Globo. Pesou a visibilidade e a menor distância do percurso escolhido. A informação é de Vera Magalhães, na Folha de S.Paulo desta quarta-feira.

Em contraponto às manifestações de domingo, que pediram a saída de Dilma, os militantes levarão cartazes de "fora Cunha". 

Querem mostrar que, dia 16, "quando bradavam contra a corrupção, as pessoas se esqueceram do presidente da Câmara, que já apareceu nas investigações da Lava Jato", diz um dos organizadores. 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia